sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Capitalismo: competição, conflito, crise

Capitalismo: competição, conflito, crise 
– Breve resumo do livro


por Anwar Shaikh [*]
Anwar ShaikhA competição e o conflito são características intrínsecas das sociedades modernas, a desigualdade é persistente e as ascensões e contracções tornam-se resultados recorrentes através de toda a história capitalista. A intervenção do estado modificou estes padrões mas não os aboliu. O meu livro é uma tentativa de mostrar que se pode explicar este e muitos outros padrões observador como resultante de forças intrínseca que modelam e direccionam os resultados. Os factores sociais e institucionais desempenham um papel importante mas, ao mesmo tempo, estes factores são eles próprios limitados pelas forças dominantes que surgem do comportamento "busca do ganho", do qual o motivo lucro é o mais importante.

Estes elementos dominantes criam um campo de força invisível que modela e direcciona os resultados capitalistas. A abordagem do livro é muito diferente tanto da teoria económica ortodoxa como dos elementos dominantes na tradição heterodoxa. Não há qualquer referência que seja a uma estrutura idealizada enraizada em firmas perfeitas, indivíduos perfeitos, conhecimento perfeito, comportamento perfeitamente egoísta (selfish),expectativas racionais e os assim chamados resultados óptimos. Nem há qualquer necessidade de explicar padrões particulares observador quando afastamentos deste estado edénico surgem de "imperfeições" de várias espécies. O livro desenvolve a teoria microeconómica e macroeconómica a partir do comportamento real e da competição real, e utiliza isto para explicar para explicar padrões empíricos na oferta e procura microeconómica, nos salários e lucros, na mudança tecnológica, nos preços relativos de bens e serviços, taxas de juro, preços de obrigações e de acções, taxas de câmbio, padrões de comércio internacional, crescimento, desemprego, inflação, desigualdade nacional e pessoal, e a recorrência de crises gerais tais como a actual começada em 2007-2008.
Conteúdo do livro: 
PART I. FOUNDATIONS OF THE ANALYSIS
  1. Introduction
  2. Turbulent Trends and Hidden Structures
  3. Microfoundations and Macro Patterns
  4. Production and Costs
  5. Exchange, Money, and Price
  6. Capital and Profit
PART II. REAL COMPETITION
  7. The Theory of Real Competition
  8. Debates on Perfect and Imperfect Competition
  9. Competition and Interindustrial Relative Prices
  10. Competition, Finance, and Interest Rates
  11. International Competition and the Theory of Exchange Rates
PART III. TURBULENT MACRODYNAMICS
  12. The Rise and Fall of Modern Macroeconomic
  13. Classical Macrodynamics
  14. The Theory of Wages and Unemployment
  15. Modern Money and Inflation
  16. Growth, Cycles, and Crises
  17. Summary and Conclusions

[*] Paquistanês, professor de Teoria Económica, New School for Social Research, New York, Editor do Cambridge Journal of Economics. De 2000 a 2005, foi membro da equipe de Macro Modelação no Levy Economics Institute of Bard College.

O livro está disponível por US$38,50 através do cupão de desconto oferecido aqui . As encomendas são efectuadas em www.oup.com .

– "A primeira grande depressão do século XXI", um dos trabalhos anteriores de Anwar Shaikhde (2010), pode ser descarregado em resistir.info/livros/livros.html

O original encontra-se em www.anwarshaikhecon.org/... 


Este resumo encontra-se em http://resistir.info/ .
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário