quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Marcos Pedlowsky / O “jeitinho estrangeiro” no controle da propriedade da terra no Brasil


O “jeitinho estrangeiro” no controle da propriedade da terra no Brasil


Land-Grab
Conheci a Dra. Madeleine Fairbairn em 2012 quando participei de uma conferência na Cornell University sobre a questão da estrangeirização da propriedade da terra em países da periferia do capitalismo, como é o caso do Brasil. Pois bem, agora ela acaba de me enviar o artigo intitulado “Foreignization, Financialization and Land Grab Regulation” que acaba de ser publicado pela tradicionalíssimo “Journal of Agrarian Change” (Aqui!).
fairbain
O artigo reflete a pesquisa que levou à obtenção do título de doutorado da professora Fairbairn a partir de um estudo realizado no Brasil em 2011.  Entre outras coisas, o artigo discute como empresas controladas por capital estrangeiro utilizam um “jeitinho estrangeiro” para circunavegar as restrições impostas em 2010 pelo governo brasileiro para a aquisição de terras por empresas estrangeiras.
Nunca é demais lembrar que em maio do atual ano, a atual ministra da Agricultura, a dublê de latifundiária e senadora Kátia Abreu, defendeu abertamente liberação da compra de terras por estrangeiros no Brasil, sob a alegação de que a legislação que protege os interesses nacionais na propriedade de terra estaria impedindo o avanço dos investimentos na agricultura (Aqui!). 
Por último tenho que dizer que a leitura do artigo da Dra. Fairbairn pode ser muito interessante para aqueles que querem entender como a questão da desapropriação das terras para a construção de um suposto distrito industrial em São João da Barra se encaixe na dinâmica global em que a questão da estrangeirização da propriedade da terra está inclusa. É que, precisamos lembrar, a Prumo Logística Global é essencialmente um braço “made in Brasil” de um fundo de investimento privado estrangeiro.



Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário