sábado, 10 de outubro de 2015

'Estado virou máfia e assassino em série’, diz líder de partido de esquerda após atentado na Turquia

'Estado virou máfia e assassino em série’, diz líder de partido de esquerda após atentado na Turquia


‘Liberdade e paz são mais importantes que eleições’, afirmou Demirtas ao anunciar que o HDP vai suspender a campanha eleitoral em todo o país
“Estamos diante de um Estado que se converteu em máfia, assassino e matador em série”. A declaração do presidente do partido turco HDP (Partido Democrático dos Povos), Selahattin Demirtas, foi dada neste sábado (10/10) a jornalistas em Istambul após o massacre ocorrido em Ancara, capital do país, no qual pelo menos 86 pessoas morreram e quase 200 ficaram feridas.
Agência Efe

Demirtas deu declarações à imprensa pouco antes de viajar a Ancara, onde ocorreu o massacre
O líder do HDP, que também agrega outras minorias turcas e movimentos progressistas, criticou o fato de que, segundo ele, pouco depois do atentado, a polícia teria lançado gases lacrimogêneos no local, dificultando o acesso das ambulâncias para socorrer os feridos. Assim, o socorro teria sido prestado não por equipes médicas e sim pela polícia antidistúrbios.
“Que tipo de governo é este que manda a polícia lançar bombas de gás lacrimogêneo contra os feridos, exatamente como ocorreu em Diyarbakir? Eu não sei que tipo de bomba causou esse massacre, mas definitivamente foi uma mal-intencionada. Uma bomba muito efetiva foi usada aqui para garantir um alto número de vítimas, como foi o caso em Suruç e Diyarbakir”, afirmou Demirtas.
Demirtas se refere aos atentados realizados em Diyarbakir, em junho – às vésperas das eleições locais, em um comício do HDP, que deixou dois mortos e centenas de feridos – e em Suruç, em julho, quando a ação contra um centro cultural curdo matou mais de 30 pessoas. A avalição do político é de que “também não serão descobertas as forças que estão por trás do massacre [deste sábado] porque não há uma força por trás da mesma que assuma a responsabilidade, exatamente como em Diyarbakır e Suruç”.
Agência Efe

Turcos foram às ruas, em Istambul, protestar contra violência, após ataque que matou pelo menos 86
Ainda para Demirtas, “é óbvio que havia uma intenção de aumentar o número de mortes [no atentado deste sábado]. E agora os representantes do governo e o primeiro-ministro vão falar diante de nossas caras: ‘mantenham a compostura’, enquanto as forças policiais sob seu comando atacam os feridos”.

Guerra na Síria: Washington está 'num beco sem saída' com entrada das forças russas

Otan diz que invasão de espaço aéreo turco por avião da Rússia 'não foi acidente'

Atentado em manifestação pró-curdos na Turquia mata mais de 80; veja explosão:

E questiona: "é possível que um Estado, cuja organização de inteligência é tão poderosa não tenha qualquer informação sobre este incidente?" E continua: "Estamos diante de um Estado que se tornou uma máfia, assassino e matador em série e que quer manter a sociedade cativa. (…) Não permitiremos que estes incidentes entrem para a história como um simples ato de crueldade. Vamos garantir que essas atitudes não vão durar para sempre".
Eleições
A Turquia celebrará eleições no próximo dia 1º de novembro em um cenário de crescimento do HDP e enfraquecimento do governista AKP (Partido pela Justiça e Desenvolvimento) desde as eleições de junho.
Agência Efe

Milhares participaram do comício do HDP realizado ontem em Istambul
Mas, diante do atual cenário e do massacre ocorrido hoje, o HDP anunciou que toda a programação eleitoral do agrupamento será cancelada, “uma vez que eles não podem continuar com a mesma quando dezenas de pessoas estão sendo mortas”, como esclareceu Demirtas. “A liberdade e a paz são muito mais importantes do que as eleições", concluiu.
Por outro lado, a cúpula do PKK anunciou que estabelecerá uma trégua unilateral até a realização do pleito. Apesar de o anúncio ter ocorrido horas depois do atentado, a decisão tem sido debatida há dias pelo grupo, como confirmaram à Agência Efe fontes próximas aos ativistas curdos. 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário