sexta-feira, 10 de julho de 2015

Senadores tucanos provocam Caracas e dobram Brasília

Senadores tucanos provocam Caracas e dobram Brasília

Breno Altman
10.Jul.15 :: Outros autores
A direita brasileira empreendeu uma iniciativa provocatória na Venezuela. Um grupo de senadores deslocou-se àquele país com o propósito de se solidarizar com a oposição e os golpistas detidos. Montou uma encenação que procurou pôr em causa o comportamento das autoridades venezuelanas. Na Câmara dos Deputados brasileira as bancadas do PT, PC do B e até do PSOL votaram uma moção dando crédito às suas falsidades.


Não pode ser vista como operação isolada a ida à Venezuela da delegação de senadores liderada pelo tucano Aécio Neves.
O Senado, há muito tempo, abriga o principal bunker contra a política externa brasileira, jamais combatido com o rigor e persistência necessários.
A Comissão de Relações Internacionais, hoje presidida por Aloysio Nunes (PSDB-SP), sucedendo ao peemedebista Ricardo Ferraço (ES), ambos integrantes da comitiva que foi a Caracas, é espaço privilegiado de articulação dos opositores à orientação diplomática traçada por Lula, Celso Amorim e Marco Aurélio Garcia.
Quem não se lembra, por exemplo, da internação ilegal, em território brasileiro, do ex-senador boliviano Roger Pinto, inimigo do governo Evo Morales e acusado por diversos crimes em seu país?
Este foi apenas um dos casos envolvendo a instituição senatorial, que também coordenou os esforços para impedir, o quanto pode, a aceitação da Venezuela no Mercosul.
Seus integrantes, além do mais, mantêm estreitos vínculos com o Departamento de Estado norte-americano. Não seria de estranhar que a viagem à terra de Chávez tenha feito parte de uma articulação mais ampla.
A intenção primária da turnê parlamentar estava evidente: alimentar as forças conservadoras venezuelanas, especialmente suas frações mais reacionárias, buscando isolar internacionalmente o governo de Nicolás Maduro, principal alvo da Casa Branca na América Latina.
O outro objetivo tampouco esteve oculto: criar embaraços nas relações entre Brasil e Venezuela, gerando factoides que pudessem forçar o governo Dilma a colidir com um de seus aliados mais próximos.
Os senadores foram ajudados pelo acaso para avançar com sua operação. Bloqueada a via expressa que liga o aeroporto de Maiquetía a Caracas, em função do transporte de um preso extraditado da Colômbia, os parlamentares se recusaram a buscar outra forma de acesso e começaram a disseminar falsidades sobre sabotagem contra sua visita ao país.
O deputado João Daniel (PT-SE) desmascarou a inventiva. Viajando em um avião da Copa Airlines, pousado no mesmo horário que os representantes do Senado, seguiu caminho por uma rota secundária e chegou à capital venezuelana algumas horas depois.
Tucanos e agregados não fizeram o mesmo porque preferiram forjar denúncias contra o presidente Nicolás Maduro, ao mesmo tempo em que jogavam a imprensa brasileira no pescoço do Itamaraty.
Também se depararam com protestos legítimos e pacíficos de apoiadores do governo venezuelano. A van que os transportava, sempre protegida pela polícia, foi cercada por gente que democraticamente bradava contra a ingerência externa e o apoio a golpistas do naipe de Leopoldo Lopez e Antonio Ledezma, os dois prisioneiros acusados de incitação à violência a quem os senadores brasileiros pretendiam visitar.
Através das redes sociais, os parlamentares mentiram descaradamente, noticiando hostilidades e agressões sobre as quais não há qualquer prova.
Notícias fabricadas logo começaram a ser repercutidas pela mídia tradicional e atingiram o coração da república, levando a um dos dias mais vergonhosos na história da esquerda tupiniquim.
A Câmara dos Deputados, por unanimidade das lideranças partidárias, aprovou uma moção de repúdio “ao tratamento que a comitiva de senadores brasileiros em missão à Venezuela está recebendo”, considerando que os personagens encontravam-se “covardemente agredidos”.
A nota foi proposta pelo deputado Nilson Leitão, líder do PSDB, e pode ser lida na íntegra.
O líder do governo na casa, deputado José Guimarães (PT-CE), orientou o voto a favor. As bancadas do PT, PC do B e até do PSOL acompanharam a posição.
Somente o medo em relação ao massacre midiático e altas dosagens de cretinismo parlamentar podem explicar atitude de tamanha pusilanimidade, abaixando a cabeça para a palhaçada golpista armada pelo PSDB.
O governo federal não ficou atrás.
O ministro da Defesa, Jacques Wagner, já tinha oferecido um avião militar para transportar os senadores, sem qualquer obrigação legal ou protocolar de fazê-lo.
Na prática, em pleno ajuste fiscal, o gabinete chefiado pela presidente Dilma Rousseff aceitou financiar, com dinheiro público, a viagem de parlamentares empenhados em uma operação que feria a autodeterminação de um país amigo e poderia afetar as relações cordiais com essa nação.
Pressionado pela mídia e o parlamento, coube ao Itamaraty mais um ato de rendição à chanchada tucana: através de texto oficial, embora evitando condenações ao governo de Nicolás Maduro, classificou as manifestações de protesto contra a comitiva como “atos hostis”.
O documento pode ser lido aqui.
O que seria correto? Que o governo venezuelano reprimisse os manifestantes contra a ingerência tucana, para evitar a suposta “hostilidade”? Que fosse abolido o direito dos venezuelanos se manifestarem contra delegações estrangeiras notoriamente a serviço da desestabilização do país?
O fato é que, se os tucanos e seus sócios desempenharam a função sórdida que haviam anunciado, em pastelão contra a democracia e o direito internacional, o governo brasileiro e as principais forças de esquerda se dobraram à infâmia.
Já passou a hora de compreender que não é possível lutar contra o golpismo e o retrocesso, aqui ou lá fora, através da genuflexão diante das ameaças que rondam a democracia.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário