terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Uespe fortalece base do movimento com 1º Congresso de Grêmios

Uespe fortalece base do movimento com 1º Congresso de Grêmios

Fotografia Alexandre Ferreira (2)A União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe) deu início, com a realização do 1º Congresso Estadual de Grêmios, no último dia 29 de novembro, a uma política de intensificação do trabalho de base da entidade. Sediado no IFPE, campus Recife, o evento contou com a participação de cerca de 250 estudantes, de 17 cidades diferentes.
Entre Grêmios e Comissões Pró-Grêmio, participaram do evento um total de 40 representações, dentre as quais destacamos os grêmios do IFPE (de Recife, Salgueiro, Pesqueira e Sertão), da Escola Estadual Caio Pereira, da Escola Bernardo Vieira (de Jaboatão dos Guararapes), do Colégio Estadual de Caruaru; do Colégio Confederação do Equador (de Paudalho), da Escola de Referência em Ensino Médio José de Lima Júnior, do EREM João Cavalcanti Petribú (de Carpina), do Austro Costa e do CERU (de Limoeiro).
O estudante Hewerton Vinícius, presidente do Grêmio do IFPE-Pesqueira e diretor de Grêmios da Uespe, ressaltou “a importância do Congresso, a coesão entre os grêmios, que encontraram os problemas em comum, a possibilidade de despertar a consciência política e as soluções de lutas para as suas bandeiras”.
O Congresso contou com a saudação, na mesa de abertura, de Serginaldo Santos, representando a Unidade Popular pelo Socialismo (UP); de João Paulo, presidente do Grêmio do IFPE-Recife; de Vanessa Santos, representando a Reitoria do Instituto; de Davi Lira e Evandro José, presidente e vice-presidente da Uespe, e Edival Nunes Cajá, ex-preso político, presidente do Centro Cultural Manoel Lisboa, que fez uma saudação inicial ao Congresso ressaltando a importância da organização dos jovens para as transformações do país. Além disso, estiveram presentes a UNE, a UEP – Cândido Pinto; o Movimento de Luta nos Bairros , Vilas e Favelas (MLB) e o Movimento de Mulheres Olga Benario.
Fotografia Alexandre Ferreira (4)O Congresso deu posse à Diretoria da Uespe, eleita no último mês de setembro, composta por aproximadamente 45 estudantes de todas as regiões do Estado. A nova diretoria foi aclamada de pé pelos presentes.
O evento contou com atividades culturais e grupos de debates grupos. Entre as propostas aprovadas, o lançamento da Cartilha de Grêmios – 2015 da Uespe, a preparação para a Jornada Nacional de Lutas Edson Luís, em março e a participação na plenária de grêmios da Fenet.
Thays Santos e Alexandre Ferreira
 jornal A Verdade
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário