domingo, 7 de dezembro de 2014

Ex-chefe da segurança da China, preso e expulso do Partido Comunista

Ex-chefe da segurança da China, preso e expulso do Partido ComunistaPDFImprimirE-Mail
  
Imagen activaBeijing, 6 dez (Prensa Latina) A China informou hoje a detenção e expulsão do Partido Comunista (PCCh) Zhou Yongkang, ex-chefe da segurança nacional, por numerosas violações, entre as que destacam a filtragem de segredos de Estado, aceitação de subornos, abuso de poder e adultério.
Um comunicado divulgado nesta capital deu a conhecer que Zhou foi expulso ontem do Partido Comunista de Chinesa (PCCh) durante uma reunião de seu Bureau Político na que se ofereceram detalhes da indagação realizada durante um ano.

Integrante do Comitê Permanente do Bureau Político do PCCh no período que concluiu em 2012 e chefe dos principais órgãos de segurança e justiça deste país, Zhou foi posto a disposição dos tribunais.

De acordo com versões oficiais, a Comissão de Inspeção Disciplinaria informou ao Bureau Político os resultados das indagações, que demonstraram "sérias violações da disciplina política, organizativa e confidencial do PCCh".

Zhou aproveitou suas posições para procurar ganhos de outros e aceitou subornos tanto pessoalmente como através de sua família, expressa a declaração publicada hoje em todos os meios de imprensa da China.

O documento declara que o ex-dirigente de 72 anos abusou de seu poder para ajudar aos familiares, amantes e amigos, conseguiu grandes ganhos de negócios que prejudicaram o andamento do Estado e vazou do PCCh e do país.

Ele violou seriamente as regulações de autodisciplina e recebeu grandes pagamentos e propriedades, diz a declaração, a qual denuncia que Zhou cometeu adultério com várias mulheres e trocou seu poder por sexo e dinheiro.

Segundo reportou-se, en 1 de dezembro de 2013 o Comitê Permanente do Bureau Político do PCCh sustentou uma reunião em que conheceu sobre as suspeitas de sérias violações por parte de Zhou. Depois que a Comissão de Inspeção Disciplinaria as confirmou começaram as investigações, agrega.

Entre as posições ocupadas por Zhou destaca-se a direção de 2007 a 2012 da Comissão de Assuntos legais e Política Central, que tem a seu cargo supervisionar o aparelho de segurança nacional e as instituições judiciais.

tgj/ir/cc
Modificado el ( sábado, 06 de diciembre de 2014 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário