quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Médicos cubanos chegou a Libéria e a Guiné Conakry para combater o Ebola

Médicos cubanos chegou a Libéria ea Guiné Conakry para combater o Ebola

Publicado em: Solidariedade cubano
Neste artigo: Cuba , Ebola , Libéria , Saúde
22 de outubro de 2014 31 |  
Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Médicos cubanos pouco antes de sair para a Libéria. Foto: Ismael Francisco / Cubadebate.
Um avião que transportava 51 médicos e enfermeiros cubanos desembarcaram na Libéria para ajudar a tratar as vítimas de Ebola no país do Oeste Africano, onde uma missão militar norte-americana também está sendo implantado para combater o vírus mortal, diz Reuters.
Aeronave da Cubana La com 51 profissionais de saúde desembarcaram no Aeroporto Internacional de Roberts em Monrovia. Outro grupo de cerca de 40 médicos da ilha caribenha deveria chegar esta manhã para a vizinha Guiné.
egundo o canal Al Jazeera , que confirmou a chegada dos médicos, a saúde cubano sênior expressou a esperança de que a cooperação no combate ao Ebola também ajudar a iniciar uma colaboração entre Cuba e os Estados Unidos para combater a doença .
Fernando Jorge Lefebre Nicolas, o embaixador de Cuba na Libéria, disse que a chegada é marcada por um forte sentido de solidariedade para com o seu governo Libéria.
Ele acrescentou que o compromisso de Cuba foi voltada para melhorar as relações entre os dois países e reconheceu que a chegada de trabalhadores de saúde pode marcar o início de uma cooperação médica entre Cuba e Libéria.
Espera-se que os médicos cubanos será atribuído a uma unidade de construção nova, nas instalações do Ministério da Defesa inacabado, no Congo Town.
Agostinho Kpehe Ngafuan, ministro das Relações Exteriores da Libéria, disse que estava muito contente com a chegada de médicos e esperava que esta colaboração também vai ajudar a fortalecer os serviços de saúde do país.
O vice-ministro da Saúde da Libéria Matthew Flomo disse que a brigada médica cubana (epidemiologistas, intensivistas, clínicos gerais, cirurgiões, pediatras, enfermeiros, anestesistas e cuidados intensivos, etc), que em breve começar a trabalhar em unidades de tratamento doença.
Na Guiné Conacri médicos foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Lounsény queda; Saúde, Rémy Lamah e Cooperação Internacional, Moustapha Koutoubou Sanoh, que agradeceu a colaboração para enfrentar a epidemia, de acordo com relatórios Guineenews site.
Koutoubou Sanoh enfatizou que as relações entre seu país e Cuba volta a auto-conquista da independência da Guiné e reafirmou o compromisso do país Africano a trabalhar incansavelmente para o fortalecimento da amizade e cooperação entre os dois países.

Esperanças soro

Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que um soro do sangue de pacientes com sobreviventes de Ebola, poderia estar disponível dentro de algumas semanas na Libéria.
Dr Marie Paule Kieny disse que o trabalho foi rapidamente para obter drogas e uma vacina pronta em janeiro de 2015.
"Esta tarefa progride mais rapidamente na Libéria, onde esperamos que nas próximas semanas tem instalações projetadas para coletar o sangue, tratamento e processamento de sangue para o uso", disse Kieny em Genebra.
Enquanto soro de leite é um importante avanço, ainda não está claro o quanto pode ser produzido e se seria capaz de atender às demandas.
O pior surto de Ebola na história já matou mais de 4.500 pessoas, a maioria deles na Libéria, Serra Leoa e Guiné.
Na segunda-feira, o presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf disse que se medidas urgentes não veio, África Ocidental corria o risco de perder uma geração inteira devido ao vírus.
Cuba enviou 165 profissionais médicos para a vizinha Serra Leoa, um contingente maior que a maioria dos países ocidentais juntos.
A ação rápida por Cuba gerado elogios de secretário de Estado, John Kerry, enquanto um editorial do New York Times no domingo, elogiou o "papel impressionante" da ilha, que trouxe um contingente de médicos, assim como "um lembrete urgente benefícios ... para se mover rapidamente para restabelecer as relações diplomáticas com Cuba, que superam as desvantagens. "
Cuba é elogiado mundialmente por seu sistema de saúde universal e, desde 1960, enviou 135 mil profissionais de saúde no exterior para a resposta de emergência ou para trabalhar em comunidades carentes.
Cuba tem atualmente cerca de 50 mil médicos e enfermeiros que trabalham em 66 países na América Latina, África e Ásia, de acordo com o Ministério da Saúde do país.
(Com informações da Reuters e Al Jazeera )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário