quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A magnitude impressionante da crise

A magnitude impressionante da crise

por Juan Torres López [*]
Segundo dados do Federal Reserve Bank of St. Louis, dos Estados Unidos, que podem ser verificados aqui, em um só ano (2008) foi criado mais dinheiro (817.904 milhões de dólares) do que o que se criou nos sessenta e três anos anteriores (desde 1945 a 2008 foram criados 821.686 milhões de dólares) e nos seis anos de crise que vão de Janeiro de 2008 a Setembro de 2014 foi criado quatro vezes mais dinheiro (exactamente 3,91 vezes) do que de 1945 a 2008.

Considerando que não se pode dizer que nem os Estados Unidos nem os seus bancos já saíram da crise, desses dados pode-se deduzir claramente a magnitude que teve o "rombo" que as entidades financeiras na economia.

A quantidade refere-se à Base Monetária, também chamada "dinheiro de alta potência" que é constituída pelo efectivo em circulação mais as reservas ou depósitos dos bancos no Banco Central). E deixo um gráfico que mostra mais claramente a vertiginosa criação de dinheiro que foi necessária para tentar escorar a banca norte-americana e, por extensão, a de todo o mundo. 
08/Outubro/2014

[NR] Os agregados monetários, ou indicadores da oferta monetária, são habitualmente classificados em três grupos:   O M1 é basicamente o dinheiro e quase dinheiro em circulação mais o dinheiro depositado em contas à ordem.   O M2 é o M1 mais o que está depositado em contas a prazo e em pequenos instrumentos de poupança.   O M3 é o M2 mais grandes instrumentos de poupança (inclui os eurodólares no caso do EUA). Em 23 de Março de 2006 o banco central dos EUA (Federal Reserve) cessou de divulgar as suas estatísticas do M3 , ou seja, passou deliberadamente a ocultar este indicador.

Ver também:
  • Já é matematicamente impossível liquidar a dívida nacional dos EUA 
  • Hyperinflation 2014 — The End Game Begins

    [*] Professor catedrático da Universidade de Sevilha.

    O original encontra-se em juantorreslopez.com/impertinencias/la-magnitud-impresionante-de-la-crisis/ 


    Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .
  • Anterior Proxima Inicio

    0 comentários:

    Postar um comentário