quinta-feira, 4 de setembro de 2014

1939/Provocação em Gliwice




Desde a Segunda Guerra Mundial
20140901_Sender_gliwice
Incidente Gleyvitsky (Gleyvitskaya provocação) - uma operação de codinome "enlatados", realizado pela SS, o que serviu de pretexto para o ataque alemão à Polônia em 1 de setembro de 1939, que marcou o início da II Guerra Mundial.
Provocação foi organizada por Reinhard Heydrich e seus subordinados - grupo de cabeça VI-F (sabotagem) SS Sturmbannführer Alfred Naujoks no sentido de Adolf Hitler.
Preparação
A idéia da "Operação Canned" Heydrich nasceu em 1938, durante a crise dos Sudetos, mas então ela não encontrar o aplicativo, como a Grã-Bretanha ea França fez concessões ao assinar o Acordo de Munique.
Em conexão com o ataque planejado na Polônia, houve um problema no motivo plausível. Mais uma vez, a idéia de organizar um ataque.
Segundo o plano oficiais Heydrich da SS vestidos com uniformes poloneses, foram devido a:
  • ataque a uma estação de rádio em Gleiwitz (agora Gliwice, Polónia) e para transmitir apelo anti-alemão em polonês;
  • ataque à silvicultura no norte Pinchene Kreuzburg (agora Kluczbork, Polônia);
  • em Hohlindene, na fronteira entre Gleiwitz e Ratibor (agora Racibórz, Polónia) destruir a estância aduaneira.
O papel dos "mortos durante o ataque" foi destinado aos prisioneiros de campos de concentração, condenado à morte por injeção, e depois disso entregue à cena. No jargão SS eram chamados "enlatados"; daí o nome da operação.
Liderança dos 23 e 45 banners de SS estacionadas no local de uma proposta de transação, foi direcionado para enviar imediatamente à disposição do DM 120 pessoas, falar polonês.
Responsável foram nomeados: para o ataque ao ponto de costumes - Oberführer SS Herbert Mehlhorn, para o ataque no rádio - Sturmbannführer SS Alfred Naujoks, para o ataque à silvicultura - Oberführer SS Otto Rasch, para garantir a forma Polonês - Brigadefiihrer SS Heinz Jost, para a entrega dos "enlatados" - Oberführer SS Heinrich Mueller. Mehlhorn também teve que limpar a área ao redor Hohlindena da Wehrmacht e coordenar as ações de grupos de SS Obersturmbahnführer Ottfrida Hellwig ("soldados poloneses") e SS Standartenführer Hans Trummlera ("pogranichki alemão"). Direção geral foi entregue a Alfred Naujoks, que recebeu de Heydrich as seguintes informações:
A primeira é sobre a história que você não tem o direito de se comunicar com qualquer instituição alemã em Gleiwitz. Em segundo lugar, ninguém no seu grupo não deve estar na posse de documentos que comprovem sua condição de membro da SS, SD, policiais ou 
de certificação da cidadania do Reich alemão.
20140901_Sender_gliwice2
Sinal de código era servir frase Heydrich: ". Avó morreu"
10 de agosto Naujoks cinco mantenedores e tradutores chegaram a Gleiwitz e estabeleceu-se em duas guloseimas. Ele passou um reconhecimento e descobriu que a apreensão da estação de rádio não será um problema.
Em meados de agosto, Himmler e Heydrich informou sobre sua disposição de Hitler, que ordenou o almirante Canaris fornecer kits LED uniformes poloneses. Formulário foi atribuída ao capitão Jost Dingler, diretor Abwehr na sede do Distrito Militar VIII em Breslau.
Grupo atacar floresta, era retratar a milícia em trajes civis, eo resto - soldados poloneses.
SS Josef lembra Hauptscharführer Grzimek:
Roupa esses caras servido camisa verde, jaquetas e calças civis em cores diferentes. Como chapelaria usado chapéus e bonés.
20 de agosto Mehlhorn reuniu todos no auditório do CD escola, instruídos e informados sobre a natureza da transação. Depois disso, a SS em caminhões cobertos deixado ao seu destino.
Joseph Grzimek:
Antes de sair, categoricamente proibido em toda a vara viagem para fora das máquinas de comunicar com estranhos, participar de conversas.
22 de agosto de Heydrich recebeu um relatório de prontidão completa. 23 de agosto (o dia da assinatura do Pacto Molotov - Ribbentrop) Data Hitler definido e as ações do tempo - 26 de agosto, 04h30.
A primeira tentativa em 26 de agosto
Os opositores do regime do Abwehr também não ficar de braços cruzados. Eles organizaram uma fuga de informação, tornando as performances protocolo antes de comando Hitler Wehrmacht em 22 de agosto, somando-se as palavras ditas por Hitler, e ainda a frase (embora muito próximo da realidade) de envio de várias empresas para instsenirovaniya ataque polonês.
Este protocolo foi para as mãos de Hermann Maas, que com a ajuda do chefe do escritório de Berlim "Associated Press" Lewis Lochnera passou para a Embaixada Britânica. E, na segunda metade do dia em 25 de agosto a liderança política do Reino Unido tinha informações sobre as intenções de Hitler.
Enquanto isso, os preparativos para a provocação era normal. Todos foram para suas posições originais.
Mas em 25 de agosto veio duas notícias: o embaixador italiano disse que Mussolini não estava pronto para apoiar Hitler e Grã-Bretanha assinaram uma assistência mútua com a Polônia. Hitler convocou Keitel, correu-lhe ao encontro, e clamavam:
Cancelar tudo! Urgente Brauchitsch para mim! Preciso de mais tempo para as negociações.
Keitel imediatamente chamado von Brauchitsch:
Início de operação de acordo com o plano "Weiss" às 20h30 parada devido à situação política mudou!
Máquina de guerra, digitando toda a velocidade, parar, conseguiu com muita dificuldade. Heydrich também teve de fazer uma ordem de emergência de cancelar a operação "Canned". Não sem sobreposição. Contato grupo Hellwig, já se encontra no território polonês, falhou, e ela atacou a estância aduaneira. Somente a intervenção de Muller impedido o derramamento de sangue.
Mehlhorn e Hellwig acusaram mutuamente. Analisando ficou claro que Hellwig incompreendido senhas: ele acreditava que "Small perdiz" - um sinal de prontidão completo, "Big perdiz" - a equipe ao topo da operação.Mehlhorn senhas para os mesmos meios, "Little perdiz" - "na arma", "perdiz Grande" - "uma prontidão", "Agatha" - um sinal para atacar.
Heydrich, eu suspeito que alguém queria quebrar a ação deliberada, fez tirar conclusões: Mehlhorn Hellwig e foram demitidos a partir do CD, e seu lugar na operação levou Mueller e Trummler respectivamente.
31 de agosto de Hitler definiu uma nova data e hora - 01 de setembro, 4 horas e 45 minutos na parte da manhã
A segunda tentativa em 31 de agosto
Às 16h00 no quarto do hotel Naujoks telefone tocou. Pegar o telefone, ouviu: "Chamada urgente de volta!".Naujoks marcou o conhecia o número da placa principal de governança e pediu para falar com o ajudante Heydrich. Em resposta, ele ouviu a mesma voz aguda disse: "Ela morreu". Naujoks reuniu todos os seus subordinados e ordenou a ação para capturar a estação de rádio às 19h30. Müller também recebeu o comando e se apressou, "enlatados" era necessário para trazer para o lugar o mais tardar 20,20.
Às 20.00 Naujoks com os subordinados invadiu a estação de rádio local. Vendo desktop Foyttsika ele navёl arma e gritou: "Mãos ao alto!". Ele deu o sinal, e os atacantes abriram fogo. Trabalhadores da estação foram amarrados e trancados no porão. Levou um monte de tempo à procura de microfone relâmpago, em que os ouvintes foram avisados ​​sobre a possibilidade de um raio. Logo após a descoberta de seus moradores dos bairros ouvido "flamejante apelo" em polonês no fundo de tiros. Toda a operação não levou mais de 4 minutos.Partindo, Naujoks disse cuidadosamente definidos os cadáveres de pessoas Muller na forma polonês. O mesmo aconteceu em outras partes lugares.
No dia seguinte, o povo alemão, Hitler recorreu, alegando que a Polónia realizou um ataque em território alemão, ea partir desse momento a Alemanha está em um estado de guerra com a Polônia. Jornais saiu com manchetes gritando.
Falando no Reichstag, Hitler anunciou os 14 confrontos na fronteira, três deles major. Ministro das Relações Exteriores von Ribbentrop disse ao embaixador da França, o exército polonês cruzou a fronteira em três lugares.Hermann Goering disse Birger Dalerusu:
Guerra eclodiu devido ao fato de que os poloneses atacaram a estação de rádio em Gleiwitz.
Heinrich Mueller foi ao local, juntamente com o chefe da polícia judiciária Arthur céu para a "investigação".Sky também ordenou a dispor eletrificado, mostrando o progresso de "eventos". Visitou em uma das manifestações Heydrich confirmados:
Sim, sim, e que a guerra começou.
Ligações
Fonte: ROTE FRENTE 
Literatura
  • H. Hoehne. Preto Ordem da SS. História das forças de segurança. M:. Olma-Press, 2005 ISBN 5-224-04822-2




Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário