terça-feira, 12 de agosto de 2014

Marcos Pedlowski \Costa Norte Fluminense está sendo sitiada para pescadores...


A costa Norte Fluminense está sendo sitiada e loteada. O mar definitivamente não vai estar para os pescadores artesanais!


Estou escrevendo mais um artigo científico sobre o caso do Porto do Açu e resolvi construir um mapa com todos as unidades portuárias projetadas ou em construção apenas entre os municípios de Presidente Kennedy (ES) e Macaé (RJ), e o resultado vai logo abaixo para deleite ou pânico dos leitores deste blog.
Mapa 2
Como a minha equipe de pesquisa também analisando o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) apenas do Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB), posso adiantar que já elencamos os tipos de impactos esperados por tipo de meio afetado (por ex: físico, biota e sociedade) e identificamos um padrão que não atingiu padrões internacionais de transparência para a confecção deste tipo de documento usado em licenciamentos ambientais. Além disso, o mais preocupante é que dos 70 impactos elencados no RIMA do DISJB  (27 no físico, 10 na biota e 33 no social), apenas 10 seriam positivos e não requereriam medidas de mitigação!
Os problemas referentes à confecção de EIA/RIMA também apareceu recentemente em mais uma unidade que aparece na figura acima, o Terminal Portuário de Macaé. Diante disto eu fico me perguntando se alguém no INEA ou no IBAMA está se preocupando em ter um olhar integrado sobre todos esses empreendimentos cujo potencial impactante, quando tomados de forma global, deverá ser muito mais amplo do que o que aparece nos EIAs individuais. Um exemplo disso é a questão das áreas de exclusão para pesca que todos esses empreendimentos devem ter, mas poderíamos também considerar a expropriação de terras de agricultores familiares, apenas para começo de conversa.
Mas uma coisa é certa: material para pesquisa é que não vai falar. Pena que ninguém possa comer ou sobreviver apenas do conhecimento que os estudos vão produzir.

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário