quinta-feira, 17 de julho de 2014

1841 Frederick Douglass (Abolicionista negro)


Frederick Douglass-grande orador, abolicionista e defensor dos direitos civis

De: 
A vida e os escritos de Frederick Douglass, (cinco volumes)
por
Philip S. Foner
International Publishers (Incluído neste site com autorização dos editores)


Eu não voltar para a América para ficar parado, ficar quieto, e desfrutar de facilidade e conforto. . . . Eu glória no conflito, para que eu possa seguir exultar na vitória. Eu sei que a vitória é certa. Eu vou, virando as costas sobre a facilidade, conforto e respeitabilidade que eu possa manter o mesmo aqui. . . Ainda assim, eu vou voltar, por amor de meus irmãos. Eu vou sofrer com eles; labutar com eles; de suportar insulto com eles; se submeter a ofensa com eles; para levantar a minha voz em seu nome; falar e escrever em sua defesa; e lutar em suas fileiras para a emancipação que deverá ainda ser alcançado. 
                                        ---- adeus ao povo britânico, 30 de março de 1847 

A Igreja e Pejudice 
Combate rebeldes com apenas uma mão 
que o homem negro quer



(O discurso seguinte foi entregue a menos de três meses após Douglass tinha assistido a Convenção Anti-Slavery em Nantucket Island, em que ele concordou em palestra para a Sociedade de Massachusetts, é um de seus primeiros discursos anti-escravidão gravadas)


A IGREJA E PRECONCEITO
(Discurso proferido no Condado de Plymouth Anti-Slavery Society, 4 de novembro de 1841)

        No Sul eu era um membro da Igreja Metodista. Quando eu vim para o norte, eu pensei em um domingo eu iria assistir a comunhão, em uma das igrejas da minha denominação, na cidade que eu estava hospedado. Os brancos se reuniram em volta do altar, os negros agrupados perto da porta. Após o bom ministro tinha servido o pão eo vinho para uma porção de quem está perto, ele disse: "Estes podem retirar, e outros vêm para a frente"; assim, ele passou até que todos os membros brancos tinha sido servido. Então ele deu um longo suspiro, e olhando para a porta, exclamou: "Sobe, amigos coloridos, venha! Para você sabe que Deus não faz acepção de pessoas!" Eu não estive lá para ver os sacramentos tomadas desde então.
        No New Bedford, onde eu moro, houve um grande reavivamento da religião não faz muito tempo - muitos se converteram e "recebeu", como eles disseram, "para o reino dos céus . " Mas ao que parece, o reino dos céus é semelhante a uma rede; pelo menos assim foi de acordo com a prática de os cristãos piedosos; e quando a rede foi elaborado em terra, eles tinham que se assentar e abater os peixes. Bem, isso aconteceu agora que alguns dos peixes tinha escalas em vez pretas;Então, esses foram classificados e embalados por si mesmos. Mas entre aqueles que experimentaram a religião neste momento era uma garota de cor; ela foi batizada na mesma água que o resto; então ela pensou que poderia sentar-se à mesa do Senhor e participar dos mesmos elementos sacramentais com os outros. O diácono entregue em volta do copo, e quando ele veio para a menina negra, ele não poderia passar por ela, pois não era o ministro olhando diretamente para ele, e como ele era uma espécie de abolicionista, o diácono era um pouco com medo de lhe dar ofensa ; então ele entregou a menina a xícara, e ela provou. Agora aconteceu que ao lado dela estava sentado um jovem que havia se convertido ao mesmo tempo, batizado na mesma água, e colocar sua confiança no mesmo bendito Salvador; ainda quando o copo contendo o precioso sangue que tinha sido derramado por todos, veio até ela, levantou-se com desdém, e caminhou para fora da igreja. Tal era a religião que ela tinha experimentado!
        Outra jovem caiu em um transe. Quando ela acordou, ela declarou que ela tinha sido para o céu. Seus amigos estavam todos ansiosos para saber o que e quem ela tinha visto ali; então ela contou toda a história. Mas havia uma boa velhinha cuja curiosidade foi além de todos os outros - e ela perguntou a garota que teve a visão, se ela viu alguma pessoas negras no céu?Depois de alguma hesitação, a resposta foi: "Oh, eu não fui para a cozinha!"
        Assim você vê, meus ouvintes, esse prejuízo vai ainda para a igreja de Deus. E há aqueles que levá-lo tão longe que é desagradável para eles, mesmo a pensar em ir para o céu, se as pessoas coloridas estão indo para lá também. E de onde vem isso? A grande causa é escravidão; mas há outros menos proeminentes; um deles é a maneira pela qual as crianças nesta parte do país são orientados a considerar os negros.
        "Sim!" exclamou um senhor de idade, interrompendo-o - "quando se comportam mal, eles dizem, 'homem negro captura é que você'."
        No entanto, as pessoas em geral vão dizer que gosto de homens de cor, assim como qualquer outro, mas no seu devido lugar! Eles atribuem-nos que lugar; não vamos fazê-lo por nós mesmos, nem eles nos permitem uma voz na decisão. Eles não vão permitir que nós temos uma cabeça para pensar, e um coração para sentir, e uma alma para aspirar. Eles não nos tratar como homens, mas como os cães - eles choram "Stu-boy!" e espera que a gente correr e fazer o seu lance. Essa é a maneira que nós estamos gostava. Você nos degradar, e depois perguntam por que são degradados - você fecha a boca, e depois perguntam por que não dizer - você fechar os colégios e seminários contra nós, e, em seguida, perguntar por que nós não sabemos mais.
        Mas todo esse prejuízo afunda na insignificância em minha mente, quando comparado com o enorme iniquidade do sistema, que é a sua causa - o sistema que vendia minhas quatro irmãs e meus irmãos para a escravidão - e que põe em seus sacerdotes para defendê-lo até mesmo de a Bíblia! Os ministros escravistas pregar-se o direito divino dos senhores de escravos para a propriedade em seus semelhantes. Os pregadores do sul dizer ao pobre escravo, "Oh, se você quiser ser feliz no tempo, na eternidade feliz, você deve ser obediente a seus senhores;! Seu interesse é teu Deus fez uma porção de homens para fazer o trabalho, e. outro para fazer o pensamento;! como Deus é bom Agora, você não tem problemas ou ansiedade;! mas ah você não pode imaginar como é desconcertante para os seus senhores e senhoras de ter tanto o pensamento de fazer em seu nome Você não pode apreciar suas bênçãos;! você não sabe o quão feliz uma coisa que é para você, que você nasceu dessa parcela da família humana, que tem o trabalho, em vez de o pensamento de fazer Oh quão grato e obediente você deveria ser a seus mestres Quão formosos são os arranjos da Providência Olhe para suas mãos calejadas, duros -! ver quão bem eles são adaptados para o trabalho que você tem que executar Olhe para os dedos delicados, por isso exatamente equipado para a nossa estação, e veja como! manifestá-la é que Deus nos criou para sermos Seus pensadores, e os trabalhadores - Oh a sabedoria de Deus "- eu costumava freqüentar uma igreja metodista, em que meu mestre era um líder de classe!; ele iria falar mais hipocritamente sobre o querido Redentor, que foi enviado "para proclamar libertação aos cativos e pôr em liberdade os oprimidos" - que ele pudesse orar pela manhã, rezar ao meio-dia, e orar durante a noite; ainda assim ele poderia atacar o meu primo pobre por seus dois polegares, e infligir listras e golpes em cima de suas costas nuas, até que o sangue fluiu para o chão! o tempo todo citando a Bíblia, por sua autoridade, e apelando para que a passagem da Bíblia Sagrada, que diz: "Aquele que conhece a vontade do seu senhor, e não o faz, será castigado com muitos açoites!" Tal era a quantidade de piedade esta boa de Metodista. (Foner, Volume I, páginas 102-105)



***** 

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário