quarta-feira, 2 de abril de 2014

Filme/ Iara Iavelberg: vida e morte de uma guerrilheira

Clone of Iara Iavelberg: vida e morte de uma guerrilheira


Reprodução
Documentário estreado no dia 27, no Cine CentoeQuatro, conta a história da companheira de Carlos Lamarca, que morreu em 1971, aos 27 anos de idade, em Salvador
01/04/2014
Maíra Gomes
Belo Horizonte (MG)


Iara Iavelberg foi militante contra a ditadura. Nascida na elite paulistana, se interessava por temas como a liberdade sexual e o movimento feminista, mas foi na faculdade de psicologia da USP, na qual ingressou em 1963, que encontrou outras causas e engajou-se na política.
Grande quadro intelectual da resistência, Iara tornou-se guerrilheira na luta armada, integrando diversa sorganizações. A última foi o Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8), no qual ingressou junto com seu companheiro, Carlos Lamarca. Vivendo uma rotina de sequestros e ações armadas, o casal estava entre os mais procurados pela repressão, com cartazes com seus nomes espalhados por todo o país.
A guerrilheira morreu em 1971, aos 27 anos de idade, em Salvador, trancada no banheiro de um prédio de apartamentos no bairro de classe média da Pituba, cercado por forças de segurança. Iara foi encontrada com um tiro no peito. A versão oficial dizia que ela se matou, mas a família e amigos rejeitam tal tese, reforçados por documentos, que apresentam diversas contradições.
Documentário estreado no dia 27, no Cine CentoeQuatro, “Em buscade Iara” resgata a vida da militante através de uma investigação de sua sobrinha, Mariana Pamplona. O filme busca desmontar a versão oficial sobre a circunstância de sua morte.
Em 2003, uma ação judicial determinou a exumação do corpo, que fora sepultado na seção destinada aos suicidas do Cemitério Israelitade São Paulo, fato traumático para os familiares. A conclusão do novo laudo, assinado pelo legista Daniel Munhoz, da USP, apontou que o tiro que causou a morte da militante fora dado a uma distância incompatível com o suicídio, abrindo espaço à tese de uma execução.

“Em busca de Iara” está em cartaz no Cine CentoeQuatro até o dia 2 de abril, com exibição às 19horas diariamente, exceto segunda-feira. Os ingressos custam R$10 a inteira e R$5 a meia. O espaço fica na Praça Ruy Barbosa, 104, Centro.

 Fonte: Brasil de Fato
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário