terça-feira, 11 de março de 2014

India - Chhattisgarh / Guerrilha faz emboscada

Guerrilha indiana dá baixa em pelo menos vinte polícias PDF Imprimir E-Mail
  
Imagen activaNova Déli, 11 mar (Prensa Latina) Pelo menos 20 polícias morreram e uma dúzia ficaram feridos hoje em uma emboscada preparada pela guerrilha naxalita ativa no centro-oriental estado indiano de Chhattisgarh.
Fontes de segurança disseram aos jornalistas que entre 200 a 300 insurgentes ataquarem os cerca de 50 agentes do estado e de membros da Força Central de Reserva da Polícia (CRPF) quando estes inauguravam um trecho de estrada em Tongpal, uma zona densamente arborizada do distrito de Jagdalpur.

Em um ponto próximo a esse, em maio do ano passado, os insurgentes mataram 27 pessoas, entre elas vários líderes locais do governista Partido do Congresso, enquanto que em abril de 2010, na mesma região, deram baixa a 76 agentes de segurança.

Oficiais no local indicaram que o confronto dessa terça-feira durou cerca de uma hora e dos 20 mortos, 15 pertenciam à CRPF e quatro à polícia de Chhattisgarh, enquanto que o restante era um civil ainda não identificado.

O ataque produziu-se dias após anunciadas as datas das eleições gerais deste ano, um processo ao qual os naxalitas se opõem.

A guerrilha indiana opera sobretudo no chamado cinturão vermelho, uma faixa no centro-este do país onde recebem um grande apoio dos camponeses e das tribos autóctones, as quais promete uma revolução agrária maoista e o resgate dos recursos naturais em proveito desses territórios.

Conhecida como naxalita porque surgiu em 1967 na aldeia de Naxalbari, Bengala Ocidental, o movimento armado mantém diferentes níveis de atividade em pelo menos sete dos 28 estados da nação sul-asiática.

Segundo algumas fontes, mantém sob seu controle total ou parcial entre um quarto e um quinto da superfície do país, em sua maior parte zonas virgens de selva e ricas em minerais e outros recursos.

Os rebeldes não resistem apenas ao assédio das forças regulares do exército e a polícia, senão também aos ataques dos paramilitares recrutados pelos latifundiário, ao estilo dos existentes em nações da América Central e do Sul.

Qualificados pelo premiê Manmohan Singh como a principal ameaça à segurança nacional, os guerrilheiros asseguram lutar por melhores condições sociais e econômicas para a população das zonas rurais e contra a corrupção imperante nesses territórios.

jf/asg/es
Modificado el ( martes, 11 de marzo de 2014 )
  Fonte: Prensa Latina
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário