domingo, 12 de janeiro de 2014

Reliquia egípcia completará coleção de museu cubano


PDF Imprimir E-Mail
  
Imagen activaHavana, 11 jan (Prensa Latina) Um escaravelho de lapislázuli da Dinastía xxv egípcia completará desde hoje a coleção do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), um donativo realizado a Cuba pela instituição homóloga August Kestner Hanover, de Alemanha.
O professor Christian E. Loeben, egiptólogo e especialista da Coleção de Arte Egípcia desse centro alemão, trouxe a reliquia à ilha e antes do ato oficial de entrega, oferecerá uma conferência sobre as origens e o valor da peça.

Até o momento, a coleção de arte egípcia do MNBA não contava com nenhum objeto da dinastía XXV e com este donativo, ambos centros celebram 20 anos de colaboração ininterrumpida.

O primeiro rei dessa dinastía, também conhecida como Kushita, invadiu e conquistou toda Nubia superior, onde ergueu seu centro de poder.

Por seu ambiente étnico diferente, os soberanos dessa etapa conhece-lhes como faraós negros ou nubios e para distinguir de seus predecessores, acrescentaram outra cobra ao selo da coroa.

Ainda que conservaram as tradições antigas e as construções com verdadeiro caráter arcaico, nas representações gráficas mantinham sua aparência de negros africanos.

Para os egípcios, o escaravelho é um de seus símbolos sagrados e resulta muito comum o encontrar em templos, tumbas e pirâmides.

No corpo da múmia colocavam-se pequenos escaravelhos como uma forma de proteção para que a pessoa falecida encontrasse o caminho correto no trânsito da vida à morte.

tgj/ifb/cc
Modificado el ( sábado, 11 de enero de 2014 )
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário