domingo, 3 de novembro de 2013

Exposição em aniversário de Mao Tse Tung

Exposição de esculturas em Tianjin pelo 120 natalício de Mao Tse Tung PDF Imprimir E-Mail
Tianjin, China, 3 nov (Prensa Latina) Uma exposição de pequenas esculturas de argila do artista Yao Jun abriu suas portas nesta municipalidade especial em homenagem ao fundador da República Popular Chinesa, Mao Zedong, em ocasião de seu 120 aniversário no próximo dia 26 de dezembro.
Auspiciada pela Associação de Artistas de Belas Artes de Tianjin, a Confederação de Sindicatos dessa municipalidade e o Instituto de Intercâmbios Artísticos da China, a mostra "100 Momentos do Grande Líder" ocupa uma ampla sala do Museu de Belas Artes desta moderna cidade portuária.

Esta mostra é o resultado de um trabalho minucioso iniciado por Yao desde 2003, quando teve como inspiração honrar Mao.

Este artista de vocação, porque seu trabalho quotidiano é a de servidor público do Departamento de Finanças de Tianjin, explicou a Prensa Latina que dedicou sete anos a estudar a existência do líder chinês e outros mais três a conseguir em argila 100 instantes das etapas da vida de Mao Zedong.

Graças ao fôlego de professores, artistas, colegas e o respaldo financeiro de um empresário chamado Wang Li e sua esposa, Yao pôde dedicar suas horas livres a trabalhar nestas peças que refletem expressões, gestos e momentos cruciais da vida de Mao, ao dizer de quem o conheceram.

Entre os que expressaram sua satisfação ao ver o resultado da obra exposta no Museu de Belas Artes de Tianjin se encontram três homens que durante anos serviram como guardas pessoais, encarregados de cuidar e proteger ao líder chinês durante várias etapas de sua vida.

Um deles, o General de Brigada (retirado) Meng Jinhong, compartilhou com os assistentes estes critérios e narrou bilhetes da vida deste legendário líder, ao que qualificou de trabalhador, singelo e modesto, e a quem assistiu diretamente durante 15 anos até sua morte.

Em igual sentido pronunciou-se o coronel maior (retirado) Zhen Wen, quem permaneceu junto a Mao por nove anos na década de 1950 e acompanhou-o em momentos históricos e em ações bem recordadas como cruzar a nado o majestoso rio Yantzé.

As 100 esculturas de Mao, de 46 centímetros de altura e 24 de largura, inscrevem-se em uma arte peculiar do trabalho da argila característico de Tianjin, famosa em todo mundo através do trabalho de seis gerações da família Zhang.

Essa dinastia de artistas da argila começou-a o patriarca Zhang Mingshang (1826-1926) e prosseguem hoje seus descendentes, para deleite dos conhecedores desta arte de precisão e grande beleza. Precisamente o autor desta exposição no Museu de Belas Artes foi aluno de um dos Zhang.

O número de peças desta atraente morta escultórica, comentaram conhecedores deste país, tem um significado especial já que o número 100 na tradição dos chineses é o supremo.

rc/ir/cc
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário