sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cuba/ Biocubafarma e desenvolvimento

Cuba: Biocubafarma, uma via para o desenvolvimento PDF Imprimir E-Mail
  
Por: Vivian Collazo Montano*Imagen activaO Grupo das Indústrias Biotecnológica e Farmacêutica, BioCubaFarma, criado no ano passado com o objetivo de produzir e comercializar medicamentos e serviços de alta tecnologia para a saúde da população, avança em seu trabalho, e aspira a se tornar no primeiro artigo de bens exportáveis de Cuba.

Entre suas prioridades, destacam uma série de programas de saúde em aliança estratégica com os Serviços Médicos da ilha, assegurou para Prensa Latina o máster em ciências Mayda Mauri Pérez, diretora comercial, negócios e cooperação internacional da instituição.

"Esta união pode impactar de maneira decisiva nos sistemas sanitários e no melhoramento da qualidade de vida dos países receptores".

São eles, o Programa de prevenção de doenças com vacinas profilaxias, Programa para a prevenção previa e tratamento de diferentes patologias do câncer.

Programa para a pesquisa e tratamento da diabetes e suas

complicações como a úlcera do pé diabético, o diagnóstico e avaliação de diferentes doenças (cardiologia, neurologia), com novos equipamentos médicos.

Inclui também a Detecção de más formações e doenças Herdo-metabólicas.

Mauri Pérez expressou que a empresa trabalha muito vinculada e de maneira coordenada com o Ministério da Saúde Pública e suas estruturas, já for no desenho e implementação de estratégias sanitárias, contribuindo ao sistema tecnologias, produtos e assistência para a prevenção, diagnóstico prévio e tratamento oportuno de diversas afecções.

Assinalou, alias, que atualmente, 91 produtos projetos se integram ao sistema cubano de saúde, 33 deles são vacinas contra doenças infecciosas, 33 produtos oncológicos, 18 cardiovasculares e sete para enfrentar outras patologias.

A indústria farmacêutica produz também 560 produtos dos 881 que fazem parte do Quadro Básico de Medicamentos na nação e trabalha no desenvolvimento de novos fármacos, destacou a especialista.

Explicou além que o processo pesquisa-desenvolvimento constitui um ponto de partida e um dos principais responsáveis pelo aperfeiçoamento e auto- sustentabilidade do setor.

Entre suas principais produções se contam, vacinas (profilaxias e terapêuticas), biofármacos para câncer, afecções cardíacas e cito proteção.

Também genéricos e compostos farmacêuticos de nova geração,

sistemas para diagnóstico prévio e prevenção de tumores malignos, más formações e outros.

Do mesmo jeito, equipes Médicas de avançada tecnologia, nanotecnologia, neurociências e neuro-tecnología, medicina natural e tradicional, e pesquisas agropecuárias.

Todo isso se comercializa em mais de 50 países e as autoridades desta esfera trabalham para espalhar o mercado, assinalou.

Para isso conta com dois mil e 336 patentes concedidas e solicitadas -543 em Cuba e mil e 793 no estrangeiro-, assim como com 716 registros sanitários no exterior, os que constituem a primeira barreira de entrada dos medicamentos em qualquer país do mundo.

Em sua expansão internacional Biocubafarma utiliza várias modalidades de negócios, entre eles destaque para negociações de projetos, desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa-desenvolvimento, acordos de distribuição e representação, acordos de transferência de tecnologia, empresas mistas fora da ilha, e outras cento por cento capital cubano no exterior.

Além disso promove o investimento estrangeiro direto em Cuba como nova modalidade de negócios, a que terá um lugar privilegiado na Zona Especial do Mariel, demarcou.

Biocubafarma

Esta empresa se subordina ao Comitê Executivo do Conselho de Ministros e na mesma se fundiram instituições e centros da biotecnologia cubana, conhecidas como o Pólo Científico, com os

laboratórios produtores e companhias da indústria farmacêutica, que formavam parte do Grupo Empresarial QUIMEFA, declarou Mauri Pérez.

Na nova organização trabalham 21 mil e 613 pessoas. Deles 58 por cento tem nível superior e meio superior, 918 são máster em ciência e 521 estão cursando o mestrado, 269 são doutores em ciência e 152 se encontram no processo de atingir esta condição.

BioCubaFarma conta com 38 empresas, 16 das quais são grandes produtoras com 78 instalações produtivas, oito comercializadoras, 11 radicam no exterior e três são de serviço. Além disso tem estabelecimentos em todas as províncias de Cuba, encarregados da distribuição nacional, acrescentou.

Entretanto, são seus trabalhadores o recurso mais prezado da empresa, por ser os criadores do conhecimento, os que contribuem com valor acrescentado aos resultados, é o elemento diferenciador e de maior vantagem competitiva da indústria, concluiu Mauri Pérez.

sc/Mmd/vc/rcg

*Chefe da redação de Ciência e Técnica de Prensa Latina
Modificado el ( jueves, 28 de noviembre de 2013 )
 
  
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário