quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CNN censura e confunde entrevista sobre Síria

CNN censura entrevista do embaixador russo na ONU sobre Síria PDF Imprimir E-Mail
Washington, 28 nov (Prensa Latina) A emissora estadunidense CNN censurou uma entrevista do embaixador da Rússia ante a ONU, Vitali Churkin, que referiu o considerável apoio do povo sírio ao presidente Bashar AL-Assad e a postura obstrucionista ao diálogo da chamada oposição externa.
Quem seguiu recentemente o programa do jornalista Christian Amanpour, da citada emissora, jamais souberam que na opinião de Churkin, são os próprios sírios que devem decidir se o presidente deve ou não fazer parte do processo de transição previsto para resolver o conflito armado que desestabilizou este país desde 33 meses.

Também não escutaram da boca do diplomata russo que uma grande parte da população síria, -segundo alguns estimados entre o 60 e 80 por cento-, apoia à al-Assad, algo que deve ser levado em conta, comentou a televisora internacional Russia Today.

Do diálogo também foi suprimido um comentário sobre a tentativa de impor precondições ao diálogo pactuado para Genebra o próximo 22 de janeiro.

Ali as partes conflitantes e algumas potências tratarão de procurar uma solução negociada ao contencioso que tem custado à nação do Levante dezenas de milhares de vidas e a destruição de uma percentagem significativa de sua infraestrutura.

Governos ocidentais e de Médio Oriente, bem como a denominada Coalizão Nacional de Forças da Revolução e a Oposição Síria (Cnfros), fazem questão do tema de excluir ao governante sírio de um processo de transição e futuro governo.

Os espectadores da CNN também não conheceram os comentários de Churkin sobre os obstáculos que impõem os grupos mercenários e radicais islâmicos, amparados política, financeira, logística e mediaticamente por alguns governos regionais, à ajuda humanitária destinada à população civil na Síria, indicou a fonte.

O diplomata destacou desta forma que grupos opositores impedem em muitas ocasiões a evacuação de civis de algumas zonas, enquanto recordou que quando grupos de pessoas abandonam as zonas sitiadas, se deslocam aos territórios controlados pelo Governo.

Acho que isso é uma boa indicação de em quem confia a população, já que se trata da ajuda humanitária, disse Churkin, argumento que, não obstante, foi ignorado pela CNN ao transmitir os extratos da conversa.

A versão completa da entrevista foi publicada na página do Site da representação russa ante Nações Unidas.

Depois da transmissão da entrevista, o representante da Rússia ante a ONU declarou que seus comentários foram manipulados e que alguns sobre os temas mais relevantes, foram ocultados, salientou Russia Today.

Em diversas ocasiões, Damasco tem denunciado a guerra mediática que importantes meios de comunicação a nível regional e global desenvolvem para justificar e impulsionar a queda do governo, através de manipulações, falseamentos ou silêncios sobre a realidade no terreno.

*acl/*lr/*cc
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário