sábado, 12 de outubro de 2013

Venezuela e Lei Habilitante

Lei Habilitante e Governo de rua marcam realidade venezuelana PDF Imprimir E-Mail
  
Imagen activaCaracas, 12 out (Prensa Latina) A solicitação da Lei Habilitante, realizada ao Parlamento pelo presidente da República, Nicolás Maduro, para combater a corrupção, bem como o início da segunda fase do Governo de rua marcaram pautas na realidade venezuelana.
O mandatário, que desde agosto anunciou que solicitaria a referida norma legal, se fez presente à sede da Assembléia Nacional, onde realizou o pedido de Lei Habilitante com o fim de que lhe confiram poderes especiais para derrotar a corrupção e a guerra econômica impulsionada pela direita contra o Executivo.

Durante seu discurso no Hemiciclo do Palácio Federal Legislativo de Caracas, Maduro advertiu que a luta contra a corrupção administrativa é um assunto crucial, de vida ou morte para o processo de construção do socialismo na Venezuela.

A respeito, o dignatário clamou por fazer irreversível a via venezuelana ao socialismo e situou a meta em "uma nova época republicana".

Para isso, apostou pela geração de "uma dinâmica nacional, que combine o debate e a ação" para transformar os modelos ético e econômico vigentes.

A nova institucionalidade está ameaçada por um alto grau de entropía que não temos podido reverter, admitiu o chefe de Estado, em alusão às práticas éticas, políticas e econômicas herdadas da sociedade anterior à chegada ao poder em 1999 do falecido presidente Hugo Chávez.

Assim mesmo, nesta semana iniciou a segunda fase do Governo de Rua, esquema de gerenciamento público impulsionado pelo presidente Maduro desde o passado 25 de abril, para resolver os problemas do país baseado no contato direto com a população.

Nesta nova etapa do Executivo de Rua, assim como na primeira, realizam-se visitas às regiões do território venezuelano, bem como inaugurações de novas obras.

O Governo de Rua é um mecanismo de interação popular, onde o Gabinete ministerial e demais servidores públicos do Executivo percorrem o país e se reúnem com as comunidades para conhecer de forma direta as necessidades do povo e brindar atenção e solução imediata às dificuldades e problemas detectados ou propostos.

Em sua primeira fase, o Governo de Rua subscreveu mais de dois mil compromissos para a execução de diversas obras em matéria de transporte, vias, educação, saúde e alimentação em benefício da população, enquanto na segunda etapa se prevê, ademais, verificar o cumprimento dos referidos.

Enquanto no âmbito econômico informou-se de uma inflação de 4,4 por cento, maior que a de agosto (três por cento) e da reativação na próxima semana do Sistema Complementar de Administração de Divisas (Sicad), mediante o qual se leiloarão 100 milhões de dólares semanais.

De acordo com o Governo, a reativação do Sicad persegue a otimização do uso das divisas em benefício do povo e dos setores produtivos da nação, com o fim de vencer a guerra econômica que impulsiona a direita venezuelana contra o Executivo.

tgj/Jha/cc
Modificado el ( sábado, 12 de octubre de 2013 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário