domingo, 13 de outubro de 2013

Funeral do General Vo Nyguyen Giap

Altos dirigentes do Laos e Camboja no funeral de Giap PDF Imprimir E-Mail
  
Imagen activaHanói, 13 out (Prensa Latina) O presidente do Laos, Choummaly Sayasone, e o da Assembleia Nacional do Camboja, Heng Samrin, assistiram aos funerais do lendário general vietnamita Vo Nguyen Giap, que será sepultado hoje em sua província natal de Quang Binh.
Pertencentes aos dois países mais próximos à contenda da eminente figura militar contra o colonialismo francês e a agressão estadunidense, ambos dirigentes foram recebidos pelo secretário geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Thong.

Sayasone aludiu em suas condolências aos especiais laços com Vietnã, enquanto Samring transmitiu uma mensagem do rei Norodom Sihamoni na qual evoca a contribuição do país em luto.

Pouco depois de dar-se a conhecer o falecimento de Giap, em 4 de outubro, os principais meios informativos destacaram a mensagem de pesar enviado pelo presidente cubano, Raúl Castro, no qual destaca as relações fraternas entre Hanói e Havana.

Também deram conta nos seguintes dias de sentidas expressões dos mandatários da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Uruguai, José Mujica.

Em uma extensa relação de governantes e personalidades aparecem os chefes de Estado Xi Jinping, da China, Abdelazis Bouteflika, de Argélia, e Sebastián Piñera, do Chile, o ministro de Relações Exteriores do Japão, Kishida Fumio, e da mesma procedência o dirigente do Partido Comunista Fuwa Tetsuzo.

De igual forma manifestaram-se partidos equivalentes de Bangladesh e Portugal, a Associação de Veteranos de Cingapura, o Comitê de Solidariedade Índia-Vietnã e a Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional de El Salvador, aos que se somam até a data prestigiosos historiadores e jornalistas que cobriram a guerra no Vietnã.

jf/hr/bj
Modificado el ( domingo, 13 de octubre de 2013 )
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário