quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Drones mataram 2.227 no Paquistão desde 2008

Drones dos EUA contra o Paquistão: 2.227 mortos desde 2008 PDF Imprimir E-Mail
  
 Islamabade, 30 out (Prensa Latina) O ministro do Interior, Chaudhry Nisar Ali Khan, notificou hoje o Senado que as incursões dos aviões teledirigidos estadunidenses sobre o Paquistão já deixaram 2.227 mortos desde 2008.
Em contradição com o que sustentam organizações de defesa dos direitos humanos e entidades que acompanham o tema, Khan indicou que nesse período apenas 67 civis morreram atingidos pelos mísseis lançados pelos aparelhos não tripulados.

Um recente estudo do Escritório de Jornalismo Investigativo, com sede em Londres, assinalou que, desde o início do programa drones no Paquistão (2004), as vítimas fatais chegam a 3.600, a maioria civis inocentes.

Ao reunir-se, na semana passada em Washington, com o presidente Barack Obama, o premiê paquistanês, Nawaz Sharif, pediu o fim imediato desse programa, comandado pela Agência Central de Inteligência, por ser lesivo à soberania nacional e contrário ao direito internacional.

Islamabade também considera que o uso de drones é contraproducente, pois as baixas entre a população civil criam um natural sentimento antiestadunidense e, diante dos olhos da opinião pública, até justificam as ações violentas do movimento talibã.

Em seu informe ao Senado do Parlamento, o ministro do Interior detalhou que no Paquistão morreram 12.404 pessoas em atentados terroristas.

De junho até hoje, os atos dessa natureza, incluídos ataques suicidas, passam de 413, indicou.

lac/asg/es
Modificado el ( miércoles, 30 de octubre de 2013 )
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário