domingo, 25 de agosto de 2013

Vo Nguyen Giap ,102 anos hoje. Parabéns!

Vo Nguyen Giap

Vo Nguyen Giap: Biografia
Vo Nguyen Giap nasceu na província de Quang-Binh, Vietnã , em 1912. Ele foi educado na Universidade de Hanói, onde ele ganhou um doutorado em economia. Depois de deixar a universidade lecionou história em Hanói. Mais tarde, ele ingressou no Partido Comunista e participou de várias manifestações contra o domínio francês no Vietnã.
Vo Nguyen Giap foi preso em 1939, mas fugiu para a China , onde se juntou com Ho Chi Minh , o líder da Liga Revolucionária do Vietnã (Vietminh). Enquanto no exílio sua irmã foi capturado e executado. Sua esposa também foi enviado para a prisão, onde ela morreu.
Entre 1942-1945 Vo Nguyen Giap ajudou a organizar a resistência à ocupação do exército japonês . Quando os japoneses se renderam aos Aliados após o lançamento de bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945, o Vietminh estava em uma boa posição para assumir o controle do país e Vo Nguyen Giap servido em Ho Chi Minh , no governo provisório .
Em setembro de 1945, Ho Chi Minh anunciou a formação da República Democrática do Vietnã. Desconhecido para o Vietminh Franklin D. Roosevelt , Winston Churchill e Joseph Stalin já tinha decidido que iria acontecer com pós-guerra do Vietnã em uma cúpula-reunião de Potsdam . Eles concordaram que o país seria dividido em dois, a metade norte sob o controle da China e da metade sul sob o domínio britânico.
Após a Segunda Guerra Mundial, França tentou restabelecer o controle sobre o Vietnã . Em janeiro de 1946, a Grã-Bretanha concordou em retirar suas tropas e mais tarde naquele ano, a China deixou o Vietnã em troca de uma promessa de França que ela iria desistir de seus direitos ao território da China.
França recusou-se a reconhecer a República Democrática do Vietnã ea luta logo eclodiu entre o Vietminh e as tropas francesas. Na primeira, o Vietminh sob o general Vo Nguyen Giap, teve grande dificuldade em lidar com as forças francesas melhor treinados e equipados. A situação melhorou em 1949, depois de Mao Tsé-tung e seu exército comunista derrotou Chaing Kai-Shek na China. O Vietminh agora tinha um salvo-base de onde eles poderiam levar seus feridos e treinar novos soldados.
Em 1953, o Vietminh controlava grandes áreas do Vietnã do Norte. Os franceses, no entanto, teve um firme no sul. Quando se tornou claro que a França estava a tornar-se envolvido em um longo tirado guerra, o governo francês tentou negociar um acordo com o Vietminh. Eles se ofereceram para ajudar a definir-se um governo nacional e prometeu que acabaria por conceder Vietnam sua independência. Ho Chi Minh e os outros líderes do Vietminh não confiar na palavra do francês e continuou a guerra.
Opinião pública francesa continuou a mover-se contra a guerra. Havia quatro principais razões para isso: (1) entre 1946 e 1952 90 mil soldados franceses foram mortos, feridos ou capturados, (2) A França foi a tentativa de construir sua economia após a devastação da Segunda Guerra Mundial . O custo da guerra tinha sido até agora o dobro do que tinha recebido do Estados Unidos sob o Plano Marshall , (3) A guerra durou sete anos e ainda não havia sinal de uma vitória francesa definitivas; (4) Um número crescente de pessoas em França tinha chegado à conclusão de que seu país não tem qualquer justificação moral para estar no Vietnã.
Geral de Navarra, o comandante francês no Vietnã, percebeu que o tempo estava acabando e que ele precisava obter uma vitória rápida sobre o Vietminh. Ele estava convencido de que se ele pudesse manobrar Vo Nguyen Giap em engajar-se em uma batalha em larga escala, a França foi obrigada a ganhar. Em dezembro de 1953, o general Navarre instalação de um complexo defensivo de Dien Bien Phu , que iria bloquear a rota do Vietminh forças tentando retornar aos campos no vizinho Laos. Navarre supôs que, na tentativa de restabelecer a rota para Laos, General Giap seriam forçados a organizar um ataque em massa contra as forças francesas em Dien Bien Phu.
O plano de Navarra trabalhou e General Giap aceitou o desafio francês. No entanto, em vez de fazer um grande assalto frontal, Giap escolher para cercar Dien Bien Phu e ordenou aos seus homens para cavar uma trincheira que rodeava as tropas francesas. A partir da calha exterior, trincheiras e outras túneis foram cavados para dentro em direcção ao centro. O Vietminh agora eram capazes de mover-se em estreita sobre as tropas francesas defendem Dien Bien Phu.
Embora essas preparações foram acontecendo, Giap trouxe membros da Vietminh de todo o Vietnã. No momento em que a batalha estava pronto para começar, Giap tinha 70.000 soldados que cercam Dien Bien Phu, cinco vezes o número de tropas francesas fechados dentro.
Empregando obtidos recentemente canhões, obuses de anti-aéreos China , Giap foi capaz de restringir severamente a capacidade do francês para suprir suas forças em Dien Bien Phu. Quando Navarre percebeu que ele estava preso, ele apelou para a ajuda. Os Estados Unidos foram abordados e alguns conselheiros sugeriram o uso de táticas de armas nucleares contra o Vietminh. Outra sugestão foi que convencional ataques aéreos seria suficiente para dispersar as tropas de Giap.
O presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower , no entanto, se recusou a intervir, a menos que ele pudesse persuadir a Grã-Bretanha e seus outros aliados ocidentais para participar. Winston Churchill , o primeiro-ministro britânico, recusou-se alegando que ele queria esperar pelo resultado das negociações de paz em curso em Genebra, antes de se envolver na escalada da guerra.
Em 13 de março de 1954, Vo Nguyen Giap lançou sua ofensiva. Por 56 dias o Vietminh empurrou as forças francesas para trás até que ocupava apenas uma pequena área de Dien Bien Phu. Coronel Piroth, o comandante da artilharia, se culpava por as táticas que tinham sido empregadas e depois de dizer a seus companheiros que ele tinha sido "completamente desonrado" suicidou-se, puxando o pino de segurança de uma granada.
O francês se rendeu em 07 de maio. Baixas francesas somaram mais de 7000 e mais 11 mil soldados foram feitos prisioneiros. No dia seguinte, o governo francês anunciou a sua intenção de se retirar do Vietnã.
Vo Nguyen Giap continuou comandante-em-chefe do Vietminh durante a Guerra do Vietnã. As negociações de paz entre representantes de Estados Unidos, Vietnã do Sul, Vietnã do Norte e do NLF tinha ocorrido em Paris desde janeiro de 1969. Em 1972, Richard Nixon , como Lyndon B. Johnson antes dele, havia sido gradualmente convencido de que a vitória no Vietnã era inalcançável.
Em outubro de 1972, os negociadores chegaram perto de concordar com uma fórmula para acabar com a guerra. O plano era que as tropas americanas se retirariam do Vietnã em troca de um cessar-fogo ea volta de 566 prisioneiros norte-americanos, realizada em Hanói. Também foi acordado que os governos do Norte e Vietnã do Sul permaneceria no poder até que novas eleições poderiam ser organizadas para unir todo o país.
O principal problema com esta fórmula era que, enquanto as tropas norte-americanas deixaria o país, as tropas norte-vietnamitas poderiam permanecer em suas posições no sul. Em um esforço para colocar pressão sobre o Vietnã do Norte a retirar suas tropas. Presidente Richard Nixon ordenou uma nova série de ataques aéreos em Hanói e Haiphong. Foi o bombardeio mais intenso na história do mundo. Em 11 dias, 100 mil bombas foram lançadas sobre as duas cidades. O poder destrutivo foi equivalente a cinco vezes maior do que a bomba atômica usada em Hiroshima . Esta campanha de bombardeio foi condenado em todo o mundo. As manchetes dos jornais incluíram: "Genocide", "barbárie da Idade da Pedra" e "Savage e sem sentido".
Os norte-vietnamitas se recusou a mudar os termos do acordo e assim, em janeiro de 1973, Nixon concordou em assinar o plano de paz que havia sido proposto em outubro. No entanto, o ataque provou ser popular com muitos do público americano como eles tinham a impressão de que o Vietnã do Norte tinha sido "bombardeado em sua apresentação."
As últimas tropas de combate dos EUA saiu em março de 1973. Era uma paz inquieta e, em 1974, a luta séria irrompeu entre a FLN eo AVRN. Embora os EUA continuaram a abastecer o governo sul-vietnamita com equipamento militar, o exército tinha grande dificuldade de usá-lo de forma eficaz.
Presidente Nguyen Van Thieu do Vietnã do Sul apelou ao presidente Richard Nixon para mais ajuda financeira. Nixon era simpático, mas o Congresso dos Estados Unidos não era eo movimento foi bloqueado. No seu auge, a ajuda dos EUA ao Vietnã do Sul tinha alcançado 30 bilhões de dólares por ano. Em 1974, havia caído para 1 bilhão. Carente de fundos, Thieu tinha dificuldade em pagar os salários de seu grande exército e abandono tornou-se um grande problema.
A primavera de 1975 viu uma série de Frente de Libertação Nacional vitórias. Depois de áreas importantes, como a Danang e Hue foram perdidas em março, o pânico varreu a AVRN. Oficiais superiores, temendo o que aconteceria após o estabelecimento de um governo NLF, abandonou seus homens e se escondeu.
A NLF chegou em Saigon em 30 de abril de 1975. Logo depois, a República Socialista do Vietname foi estabelecida. No novo governo Vo Nguyen Giap era ministro da Defesa e vice-primeiro-ministro.
 
© John Simkin, setembro de 1997 - junho 2013
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário