segunda-feira, 12 de agosto de 2013

UC-Nova Friburgo : Nova paralisação no município

Trabalhadores da educação municipal marcam nova paralisação

UC - Nova Friburgo
Professores e pessoal de apoio do Município de Nova Friburgo aprovaram, em assembleia realizada no último dia 6 de agosto, uma nova paralisação de 24 horas para o dia 30, data agendada pelas centrais sindicais como um novo Dia Nacional de Lutas. 
A categoria dos profissionais da Educação de Nova Friburgo realizará assembleia no dia 21 para organizar a deflagração do movimento e um ato público no mesmo dia da paralisação.
Duas outras paralisações, em junho e julho, já foram feitas pela categoria, que enfrenta o descaso da Prefeitura Municipal com o quadro vergonhoso de baixos salários e péssimas condições de trabalho. Prefeitura e Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação - o Sepe - voltaram à mesa de negociação, porém, sem resultado conclusivo. Enquanto a Vice-Prefeita Grace Arruda esteve à frente das negociações, o diálogo parecia estar aberto com a categoria, mas, na última reunião, o Prefeito Rogério Cabral assumiu a condução das conversas, deixando claro que não atenderá reivindicação alguma apresentada pelo SEPE.
Na reunião, os representantes do SEPE, tentando avançar nas negociações, abriram a possibilidade de a categoria aceitar (caso fosse aprovado em assembleia) a proposta do governo municipal de protelar o reajuste salarial, com a incorporação do abono de R$ 130 ao salário e a implementação do plano de carreira para o pessoal de apoio a partir de 1º de janeiro, exigindo, para tal, que o Governo apresentasse tal proposta por escrito e a encaminhasse para a Câmara de Vereadores. O Prefeito se recusou a fazê-lo, pedindo em contrapartida um "voto de confiança".
Na assembleia, os trabalhadores presentes rejeitaram a contraproposta encaminhada pela Prefeitura, que, na verdade, não garante absolutamente nada e protela tudo para o ano que vem. Foram aprovados encaminhamentos no sentido de fortalecer o movimento nas escolas, com a eleição de representantes que comporão colegiado associado ao SEPE, assim como uma campanha de filiação ao Sindicato.
O Prof. Sidney, diretor do SEPE e Coordenador Nacional da Unidade Classista, apresentou propostas voltadas a dar ampla visibilidade à luta dos profissionais da Educação na cidade, com campanhas nas redes sociais, na imprensa escrita, nas rádios e - havendo verba suficiente - nas tvs, além de cartazes com a divulgação da informação de que o piso salarial da categoria em Nova Friburgo é o pior do Estado. "É preciso pressionar de todos os lados o governo municipal, já rejeitado pro boa parte da população em todo o canto da cidade, por causa de sua inoperância, pelo nepotismo e pela farta nomeação de comissionados, ao mesmo tempo que deixa à míngua a Educação e a Saúde. Só a luta muda a vida."
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário