segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Encerram tentativas de consertar telescópio espacial Kepler

 PDF Imprimir E-Mail
Escrito por Erica Soares   
viernes, 16 de agosto de 2013
Imagen activa16 de agosto de 2013, 11:56Washington, 16 ago (Prensa Latina) A NASA afirmou que encerrou definitivamente as tentativas de solucionar as falhas no telescópio Kepler e que, por tanto, este finaliza sua missão de buscar provas da existência de planetas similares à Terra.
Segundo a agência espacial estadunidense, os especialistas encerraram seus esforços para consertar o artefato e agora consideram quais investigações podem ser realizadas na sua condição atual.

No passado mês de maio os especialistas detectaram uma falha no sistema de direção do aparelho, que os levou a perderam o controle de dois de seus quatro rotores utilizados para estabilizar o telescópio e ajustar a direção de suas lentes.

Neste sentido, os cientistas recordaram que são necessários três rotores para realizar os trabalhos de investigação de exoplanetas, planetas de fora do sistema solar.

Neste 8 de agosto os engenheiros voltaram a testar o funcionamento do telescópio e determinaram que o rotor está estragado o que torna impossível retorná-lo ao ponto de exatidão que garante sua fotometria de alta precisão.

A NASA assegurou que devolveram o Kepler ao Modo de Segurança de Propulsão Controlado, no qual se encontra seguro, mas sem possibilidade de manejar suas lentes a partir do centro de operações.

O Kepler vigia mais de 150 mil estrelas na busca de planetas ou candidatos a planetas e se tronou uma das missões recentes mais exitosas da agência espacial estadunidense. O telescópio encontra-se orbitando o Sol a 64 bilhão de quilômetros da Terra.

Lançado em 2009, durante seus primeiros anos detectou 132 planetas para além do nosso sistema solar. O final de sua missão estava previsto para o final de 2012, no entanto, foi prolongado há dois anos até 30 de setembro de 2016.

mgt/idm/es
Modificado el ( viernes, 16 de agosto de 2013 )
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário