terça-feira, 23 de julho de 2013

Segunda-feira tórrida no Egito com seis mortos e 11 feridos


PDF Imprimir E-Mail
  
Segunda-feira tórrida no Egito com seis mortos e 11 feridosCairo, 22 jul (Prensa Latina) Ataques armados na península de Sinai hoje cedo custaram a vida de seis pessoas e feriram 11, disseram fontes oficiais, segundo as quais quatro das vítimas fatais são soldados e policiais.
Os combates registraram-se durante uma dezena de ações contra pontos de controle militares e quartéis da polícia nas cidades de Rafah e Arish, informa um despacho da agência noticiosa oficial MENA, que cita uma fonte oficial.

A explosiva península do nordeste egípcio, fronteiriça a Israel, Jordânia e a faixa de Gaza, é palco desde a segunda metade do ano passado de frequentes ataques contra o Exército e a Polícia, adjudicados a extremistas islâmicos, os quais se intensificaram desde a queda em 3 de julho do presidente Mohamed Morsi.

Ontem, as autoridades militares na península proibiram que os barcos pesqueiros ficassem no cais para evitar a infiltração no Egito de radicais islâmicos enviados para somarem-se às entidades dessa tendência que operam no território.

Em um fato separado, o premiê interino egípcio, Hazem Beblawi, anunciou a designação do magistrado Adel Abdel-Hamid como ministro de Justiça, o que eleva a 35 o número de titulares do gabinete nomeado pelo presidente provisório Adli Mansour.

O mandatário assim formou horas atrás um comitê de 10 especialistas encarregados de reformar a Constituição aprovada em dezembro passado em referendo, cuja redação e promulgação foram algumas das razões da crise que eclodiu no passado 3 de julho com a destituição de Morsi pelo Comando das Forças Armadas em meio a tumultuosos protestos populares.

Os opositores do derrocado mandatário, que a referendou ao abrigo de faculdades omnimodas, criticaram vários artigos do texto, que qualificaram de desenhados para islamizar à sociedade egípcia sem ter em conta suas peculiaridades sociais, políticas e econômicas.

Para hoje, os partidários de Morsi, concentrados em um distrito desta capital e em outras cidades, anunciaram a renovação dos protestos populares em demanda de sua restituição, depois que ontem uma pessoa morreu e mais de uma centena ficaram feridas em manifestações aqui e em localidades do sul egípcio.

rc/msl/bj
Modificado el ( lunes, 22 de julio de 2013 )
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário