quinta-feira, 11 de julho de 2013

Campos -RJ: Passeata fecha BR 101 e vai à Prefeitura.

Passeata fecha BR 101 e vai à Prefeitura. Artistas leem Nelson Rodrigues na praça

Na condição de poeta, vencedor duas vezes do FestCampos de Poesia Falada, mais que de jornalista ou blogueiro, acabei de voltar da praça São Salvador, por onde vi passar a passeata dos sindicalistas, “Cabruncos Livres”, ex-catadores de lixo da Codin e integrantes do MST, mas ficaram os artistas reunidos em protesto contra a denúncia de censura no Trianon à peça “Bonitinha, mas Ordinária”, de Nelson Rodrigues, por supostos motivos de ordem pessoal e religiosa da prefeita Rosinha (conheça o caso aqui e aqui, que ganhou a mídia nacional aqui e aqui). Enquanto a passeata, com cerca de 600 pessoas, seguiu pela avenida Alberto Torres, rumo a BR 101, com o intuito de interditá-la na altura do Shopping Boulevard, por cerca de 15 minutos, os cerca de 30 artistas preferiram ficar na praça símbolo da cidade, onde farão daqui a pouco a leitura de alguns trechos da obra de Nelson Rodrigues. Talvez poucos, fez bem à alma, no entanto, testemunhar velhos camaradas em armas, como Antonio Roberto Kapi, Fernando Rossi, Pedro Fagundes e Alexandre Ferram, entre outros, se fazendo acompanhar de uma rapaziada nova, como as irmãs Lívia e Júlia Bravo, o Victor Uno e a Juliana Souza, aos quais só fui conhecer através do grupo de discussão “Nelson Censurado”, na democracia irrefreável das redes sociais, e hoje pessoalmente, na democracia ancestral das praças.
Com informações também dos jornalistas da Folha Mário Sérgio Junior e Talita Barros.
Atualização às 18h24: Os manifestantes reunidos na passeata mudaram de ideia e, no lugar de se dispersarem, após fecharem a BR 101 na altura do Shopping Boulevard, estão seguindo neste momento a rodovia federal até a entrada da cidade.
Atualização às 18h48: Da entrada da cidade, na BR 101, os manifestantes da passeata decidiram neste momento caminhar pela avenida Nilo Peçanha para levar o protesto até as portas da Prefeitura.
Atualização às 19h23: Depois do protesto chegar à Prefeitura de Campos, diante da qual alguns manifestantes discursaram, a passeata acabou de se dispersar.

O que os “Cabruncos” querem colocar das ruas na pauta da Câmara

Quer saber o que os “Cabruncos Livres” querem impor das ruas como pauta à Câmara Municipal de Campos, da discussão da Lei Orgânica do Município, após o fim do recesso dos vereadores, pois leia abaixo o documento divulgado pelo movimento aqui, na democracia irrefreável das redes sociais…
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário