quarta-feira, 26 de junho de 2013

Encontram 19 estelas na nova cidade maia, em Campeche, México


PDF Imprimir E-Mail
  
Encontram 19 estelas na nova cidade maia, em Campeche, MéxicoMéxico, 26 jun (Prensa Latina) O Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) informou a descoberta de 19 estelas na também recentemente descoberta cidade maia de Chactún.
Três das peças arqueológicas encontradas estão em bom estado de conservação, em sete observam restos de escritura jeroglífica, mas difícil de precisar detalhes, e as outras nove estão severamente danificadas pela erosão, segundo o instituto.

Apesar disso, alguns elementos poderão ser definidos sobre os antigos habitantes da área, localizada ao norte da região Río Bec, pouco conhecida até agora, de acordo com o arqueólogo e epigrafista Octavio Esparza.

Na opinião do pesquisador, nessa região são poucos os registros epigráficos, o que explica a importância das peças encontradas, submetidas agora a estudos.

Há alguns dias, La Jornada informou sobre a descoberta dos restos de uma antiga cidade maia, localizada no sudeste de Campeche, considerado um dos maiores sítios registrados nessa região.

A recém-descoberta cidade maia foi nomeada como Chactún, que significa pedra vermelha ou pedra grande, e -acrescenta o jornal- estava oculta na selva do norte da Reserva da Biosfera de Calakmul.

rmh/smp/es
Modificado el ( miércoles, 26 de junio de 2013 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário