quinta-feira, 30 de maio de 2013

Desmascarados! Presos na Turquia terroristas sírios portadores de gás sarin

Presos na Turquia radicais sírios portadores de gás sarin PDF Imprimir E-Mail
Ancara, 30 mai (Prensa Latina) As autoridades turcas detiveram dois membros da organização radical islâmica síria frente al Nusra, que portavam dois quilogramas de gás sarin, informou hoje a imprensa local.
Os presos pretendiam empregar essa mortífera substância, considerada desde 1991 pela ONU como um arma de destruição em massa, neste mesmo fim de semana, destaca o jornal Zaman.

De acordo com o jornal Taref, os implicados propunham-se a realizar um ataque terrorista como parte das ações violentas praticadas por grupos armados contra o governo sírio, nas quais a maioria das vítimas são civis.

A frente al Nusra que opera na Síria reconheceu no último dia 10 de abril seus vínculos com a rede Al Qaeda, responsabilizada com vários dos atentados à bomba dos últimos meses no estado do Oriente Médio.

A ex-juíza do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia Carla del Ponte reconheceu que existem elementos para confirmar a utilização do gás sarin pelos grupos armados radicais sírios.

Após o duplo atentado do último dia 11 na localidade de Reyhanli, fronteiriça com a Síria, com um saldo de 53 mortos, as autoridades turcas reforçaram as medidas de segurança que permitiram as mencionadas detenções.

Damasco nega as acusações de algumas nações ocidentais e da oposição síria sobre o suposto uso de armas químicas e, pelo contrário, mostra evidências do uso de substâncias químicas proibidas pelos grupos violentos radicais.

O governo sírio denúncia também a cumplicidade de Turquia na preparação de grupos armados que depois operam no estado levantino.

ls/to/es
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário