sexta-feira, 3 de maio de 2013

Coréia/ RPDC: Espião é condenado a detenção com trabalhos, mas deve estar aliviado.

Pyongyang condena norte-americano a 15 anos de trabalhos forçados

Segundo governo norte-coreano, Kenneth Bae admitiu ter cometido crime para "derrubar país"

A agência estatal norte-coerana KCNA informou nesta quinta-feira (02/05) que o norte-americano Kenneth Bae foi condenado pelo Supremo Tribunal do país a 15 anos de “trabalhos forçados”. Até agora, não existem informações oficiais sobre qual seria o crime praticado pelo norte-americano.

Bae viajou para a Coreia do Norte em novembro do ano passado acompanhado de quatro turistas. Na ocasião, o norte-americano de 44 anos, que trabalha como operador de turismo, entrou na cidade de Rason, no nordeste da Coreia do Norte, onde, segundo informações do governo norte-coreano, teria cometido “um delito”.

Agência Efe

Governo norte-coreano, liderado por Kim Jong-un (centro), anunciou que Bae terá de realizar "trabalhos compulsórios" por 15 anos

Bae tem também cidadania sul-coreana – seu nome coreano é Pae Jun-Ho. Segundo o governo dos EUA, ele tinha um visto válido para entrar na Coreia do Norte. Pyongyang afirma que Bae admitiur ter cometido um crime com o objetivo de "derrubar o país".


De acordo com informações da Agência Efe, a notícia da condenação de Bae foi divulgada horas depois da imprensa local admitir a possibilidade de o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter viajar em breve à Coreia do Norte como parte dos esforços para tentar libertá-lo e acalmar a tensão com Pyongyang.

Bae é o sexto norte-americano detido pela Coreia do Norte desde 2009. Todos os outros foram liberados. Em 2010, o ex-presidente Jimmy Carter negociou a liberação de Aijalon Mahli Gomes, condenado a oito anos de trabalho forçado.
   Fonte: Opera Mundi
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário do blog Pensar Netuno:

  A ala desinformadora da imprensa diz que não se sabe de que o coitado do espião está sendo acusado, depois que ele foi processado e condenado.
   Mas ele deve estar relativamente aliviado por não ter na RPDC o sistema de Abu Graib, Guantánamo e das prisões secretas com câmaras de tortura mantidas pelos EUA.
  Nas últimas semanas grande número de prisioneiros fizeram greve de fome em Guatmo contra as humilhações  na prisão. Querem ser julgados, apesar do risco de pena de morte, pois desse modo terão esperança de liberdade, pois muitos deles foram presos ou sequestrados em seus próprios países sem seus escassos direitos respeitados. Estão ha anos sem acusaçães objetivas, pois as criadas pelos acusadores foram vazias e insuficientes.
 
   

Postagens Relacionadas:

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário