domingo, 19 de maio de 2013

A Agência Central de Inteligência saturou a paciência russa


PDF Imprimir E-Mail
  
A Agência Central de Inteligência saturou a paciência russaMoscou, 18 mai (Prensa Latina) A detenção de um funcionário da Agência Central de Inteligência (CIA) com fachada diplomática no meio de um amplo escândalo midiático foi uma das notícias mais destacadas na Rússia nesta semana.
A intenção de dar uma sanção ficou evidente na ampla informação gráfica, escrita e eletrônica sobre o incidente e inclusive na presença da Chancelaria de um atribulado embaixador estadunidense Michael McFaul diante das câmeras, quem foi convocado.

Meios impressos e audiovisuais reiteraram com bastante detalhes as imagens da captura de Ryan Christopher Fogle, estigmatizado já pelo russo como "o homem da peruca" pela peruca loira que levava no momento da sua captura.

O Serviço Federal de Segurança (FSB por suas siglas em russo) confirmou a detenção na noite de 13 para 14 de maio, quando o espião tentava recrutar um oficial da alta hierarquia desse corpo, responsável pela luta antiterrorista no Cáucaso Norte.

Fogle, com cargo de terceiro secretário na seção política da delegação, tinha dispositivos técnicos especiais, e instruções para o agente que tentava contratar, uma gorda quantia de dinheiro em espécie e meios para mudar de aparência.

Uma vez capturado "em flagrante", o funcionário da CIA foi conduzido aos escritórios do FSB, onde testemunhou sobre o delito cometido, e depois de vários trâmites foi entregue aos representantes da embaixada, devido a imunidade diplomática.

Além das imagens, a televisão transmitiu gravações nas que o espião oferecia ao seu contato 100 mil dólares em espécie e um milhão após a mudança de uma resposta afirmativa imediata sobre cooperação em longo prazo.

Nos últimos tempos, o aparelho estadunidense de espionagem tem tentado recrutar agentes dentro dos corpos de segurança russos, casos registrados e controlados pelo FSB, segundo foi informado.

Uma nota do Ministério de Assuntos Exteriores confirma que Fogle foi declarado "pessoa non grata" motivo pelo qual deverá abandonar Moscou o mais rápido possível.

Ações semelhantes inspiradas no espírito da Guerra Fria não contribuem ao fomento da confiança recíproca, deploró a Chancelaria em um texto publicado.

Ao comentar a detenção de Fogle, o deputado da Câmara baixa parlamentar Vladimir Ovsiánikov denunciou que os Estados Unidos tratam de provocar a instabilidade no Cáucaso Norte para que Moscou se desgaste em conflitos internos e não respalde a Síria.

Recentemente o presidente, Vladimir Putin, informou que entre os assessores de Anatoli Chubais, arquiteto das privatizações na Rússia nos anos 90 e atualmente chefe da corporação nacional de nanotecnologia, tinha agentes da CIA.

Essa prática não tem cessado desde então, e nos últimos tempos tomou um caráter mais agressivo, segundo declarou à televisora Russia Today um porta-voz do FSB.

A detenção de Ryan Fogle fez-se pública para castigar o descaro da CIA. Têm cruzado a "linha vermelha", comentou o representante da autoridade.

tgj/jpm/cc
Modificado el ( sábado, 18 de mayo de 2013 )
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário