quinta-feira, 25 de abril de 2013

Colômbia: FARC-EP agradece a congressistas dos EUA apoio a diálogo de paz

FARC-EP agradece a congressistas dos EUA apoio a diálogo de paz PDF Imprimir E-Mail
  
Imagen activaHavana, 25 abr (Prensa Latina) As Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) agradeceram hoje aqui a congressistas dos Estados Unidos, por seu apoio ao processo de paz que busca pôr fim ao confronto armado de mais de meio século.
Mais:
A carta refere-se a uma carta enviada pelos congressistas ao secretário de Estado, John Kerry, na qual expressam seu respaldo ao processo de paz e aos esforços de solução política do conflito, "que hoje reaviva e mobiliza a esperança de milhões de colombianos", segundo o grupo insurgente.

Lido pela guerrilheira Vitória Sandino à entrada do havaneiro Palácio de Convenções, sede permanente das conversas iniciadas em 19 de novembro, a mensagem assegura aos congressistas a determinação das FARC-EP de buscar uma solução diplomática.

Assim, mencionaram seu pedido de elevar o possível acordo de Havana ao cargo de Acordo Especial, para o qual apelam ao regulamento do Direito Internacional Humanitário, a fim de que seja incorporado ao bloco de constitucionalidade e se legitime o estatuto da paz como um direito e dever de todos os colombianos.

A guerrilha reconheceu a preocupação dos congressistas com respeito às vítimas do conflito, com ênfase nos mais de cinco milhões de deslocados pelo massacre de União Patriótica (partido surgido em 1985 depois da desmobilização de várias frentes guerrilheiras) e mais de três mil pessoas executadas extrajudicialmente durante o governo de Álvaro Uribe (2002- 2010).

"Casos de sequestros, desaparecimento forçado, o uso de explosivos de todo tipo, entre outros, são assuntos que devem ser abordados e solucionados com sindéreses, observando o universo da confrontação no marco de suas causas históricas", considerou.

A carta das FARC- EP expressou o acordo quanto à necessidade da participação das comunidades de afrodescendentes, indígenas, mulheres e outras que pedem voz no processo.

Entre os congressistas que enviaram a carta, se encontram James MacGovern, Janice D. Schakowsky, Joseph R. Pitts e John Lewis.

Os diálogos entre a guerrilha e governo colombiano entraram hoje em seu terceiro dia de um novo ciclo iniciado na terça-feira, depois de um mês de trabalho por separado.

Até o momento, o assunto da terra centrou as conversas, que têm a Cuba e Noruega como garantidores, e já começam a preparar o seguinte, referido à participação política, com um foro que se realizará de 28 a 30 de abril para recolher as propostas cidadãs.

Os outros quatro temas incluídos na agenda são o fim do conflito armado, a solução ao problema das drogas ilícitas, os direitos das vítimas e os mecanismos de verificação e referendamento do pactuado na mesa.

rmh/lmg/bj
Modificado el ( jueves, 25 de abril de 2013 )
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário