quinta-feira, 28 de março de 2013

PCB NA LUTA PELA RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ


AddThis Social Bookmark Button

PCB NA LUTA PELA RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ

Imprimir PDF
imagem
No último dia 17 deste mês (março), companheiros do Coletivo Municipal iguaçuano do Partido Comunista Brasileiro realizaram uma panfletagem no bairro do Tinguá, na área rural de Nova Iguaçu. Muitos discursos apontaram para a necessidade da mobilização popular e comunitária em defesa da Reserva, classificada pelas Nações Unidas como Patrimônio Natural da Humanidade, em 1993. Na ocasião, um abaixo-assinado foi passado entre os moradores e frequentadores, onde pedimos à população apoio em defesa dessa causa, que interessa de perto aos trabalhadores, à juventude e a todos aqueles que se preocupam com os destinos da Humanidade.
A manifestação foi coroada de êxito, pois recolhemos mais de 50 assinaturas no abaixo-assinado. Há também na Internet um abaixo-assinado em defesa da Rebio-Tinguá, onde se pode assinar acessando o endereçohttp://www.petitiononline.com/tingua/petition.html
Após a panfletagem de nosso documento, fomos visitar a Represa do Barrelão, em Serra Velha, uma das 12 que compõem o sistema de abastecimento de água da região. A Reserva do Tinguá é uma importante bacia hidrográfica contribuinte do Rio Guandu, beneficiando parte da Baixada Fluminense e o Rio de Janeiro. Essas represas e aquedutos existem desde a época do Império, construídas pelo braço escravo, sob ordem de Dom Pedro II, pois à época uma imensa seca assolava a sede da Corte, no Rio, em razão do desmatamento da Floresta da Tijuca, reflorestada décadas depois. Quem ficou responsável por essa obra foi o Engenheiro Paulo de Frontin, que conseguiu a façanha de levar água para o Rio de Janeiro em apenas sete dias, conforme prometera ao Imperador. Foi um momento de rara emoção dos companheiros do partido, que aproveitaram para beber água totalmente limpa, pois não necessita de tratamento químico para ser consumida, em função de sua pureza cientificamente comprovada.
Abaixo, algumas fotos da atividade desenvolvida em Tinguá pelo PCB. Enquanto estamos na luta política social e ambiental, outras legendas autodenominadas "de esquerda" estão em gabinetes com ar refrigerado e cafezinho, usufruindo das mordomias e colaborando com governos neoliberais e conservadores, que só dizem combater da "boca para fora".
Contra o capitalismo, PARTIDÃO NELES!
Ricardo Portugal -  Jornalista e ambientalist
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário