segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Sobre o assassínio do dirigente camponês paraguaio Vidal Vega

Asunción, 1 de Dezembro de 2012
Comunicado

Sobre o assassínio do dirigente camponês paraguaio Vidal Vega

CLOC
24.Dez.12 :: Outros autores

A luta pela terra dos camponeses latino-americanos conhece quase diariamente novos episódios de violência. No Paraguai, um massacre de camponeses serviu de pretexto para o desencadeamento do golpe de Estado parlamentar que destituiu Fernando Lugo. E a violência prossegue, nomeadamente com o assassínio selectivo de dirigentes camponeses, como sucedeu agora com Vidal Veja, perante a impotência ou eventualmente a cumplicidade das autoridades do Estado.


Dirigimo-nos à opinião pública nacional e internacional a partir da Coordenadora Latino-americana de Organizações do Campo (CLOC) (1) e da Vía Campesina Paraguay para denunciar o assassínio a sangue frio perpetrado na madrugada deste sábado contra o dirigente camponês Vidal Vega, às mãos de dois sicários vestidos de negro e mascarados que se deslocavam de moto e que chegaram ao seu domicílio, no assentamento Yvypytâ (distrito de Curuguaty, departamento de Canindeyú) para disparar contra a sua pessoa, em frente da sua família.
Vidal Vega era um conhecido líder na luta pela terra que estava organizando a recuperação de 500 hectares de um excedente fiscal, nas mãos de um empresário. Ao mesmo tempo, segundo a Plataforma de Estudos e Investigação do Conflito Campesino – PEICC – era uma testemunha fundamental no caso do Massacre de Curuguaty que estava acompanhando as organizações sociais que se batem pelo esclarecimento deste acontecimento que serviu de justificação para o desencadear do golpe de Estado parlamentar.
Pedimos que estejam atentos a este caso, em relação ao qual a Policia anunciou a captura de um suposto implicado, segundo o testemunho de vizinhos. Esta pessoa bem pode ser um bode expiatório para encobrir os verdadeiros responsáveis que estão por detrás deste criminoso atentado.
Este assassínio ocorre dois anos após a morte do companheiro dirigente Mariano Jara, no mesmo departamento de Canindeyú, cujo caso se encontra parado e em total impunidade até ao dia de hoje. Somam-se ambos a tantos outros casos similares cujas reclamações de justiça não souberam ser satisfeitas pelo Estado paraguaio.
Exigimos uma investigação profunda e seria sobre este facto perpetrado no quadro da luta social, cárcere para os responsáveis e justiça para a memoria de Vidal Vega.
Apelamos à solidariedade da comunidade internacional para denunciar, mediante acções concretas, o Massacre de Curuguaty, pano de fundo de um julgamento político que instalou no Paraguai um golpe de Estado parlamentar.
¡Pela terra e pela justiça social! ¡Basta de impunidade!
¡Globalizemos a luta, globalizemos a esperança!
¡Vidal Vega, agora e sempre!

1 - A CLOC/Vía Campesina Paraguay é integrada por: a Coordenadora Nacional de Organizações de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Indígenas (Conamuri), o Movimento Agrário e Popular (MAP); a Mesa Coordenadora Nacional de Organizações Camponesas (MCNOC); o Movimento Campesino Paraguaio (MCP); a Organização de Luta pela Terra (OLT); a Organização Nacional de Aborígenes Independentes (ONAI).
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário