quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

OTAN prepara ação militar contra a Síria, denunciam na Rússia



OTAN prepara ação militar contra a Síria, denunciam na Rússia
PDFImprimirE-Mail
Escrito por Erica Soares
miércoles, 05 de diciembre de 2012
Imagen activa05 de diciembre de 2012, 12:24Moscou, 5 dez (Prensa Latina) A iminente instalação de baterias de mísseis Patriot da OTAN na fronteira da Turquia com a Síria é parte da preparação de uma operação militar contra o país árabe, denunciou hoje aqui o politólogo Basem Tajeldine.
"Penso que o posicionamento destes sistemas Patriot em território turco, em frente à fronteira com a Síria, está antecipando o palco belicista", insistiu o especialista, citado pela página web do canal satelital Russia Today.

Tajeldine advertiu que a Turquia se empresta para a instalação deste armamento que, em sua opinião, ameaça ainda mais a já rompida estabilidade regional e gera um ambiente de maior hostilidade por parte de Ancara para a Síria.

"Não acho que existam garantias por parte da Turquia e da OTAN com relação a este sistema", insistiu o analista político.

Ao comentar o curso do conflito sírio, Tajeldine recordou que desde o início o território turco tem sido utilizado para a infiltração de elementos os quais qualificou de mercenários, mobilizados para derrocar o governo de Bashar al Assad.

Tajeldine concluiu que o reforço da fronteira permite à Turquia já estar preparada para uma resposta de Damasco diante de uma agressão direta.

Os chanceleres dos países membros da OTAN, reunidos ontem em Bruxelas, respaldaram a localização dos foguetes antimísseis Patriot na fronteira turco-síria, segundo confirmou Anders Fogh Rasmussen, secretário geral do bloco político-militar.

A Rússia, no entanto, através do presidente Vladimir Putin, em seu recente encontro com o premiê turco, Tayyip Erdogan, insistiu que os Patriot, longe de ajudar, criarão mais tensão em uma zona estremecida por velhos e recentes conflitos.

Apenas 24 horas depois, na reunião a nível de chanceleres do Conselho Rússia-OTAN, o ministro russo, Serguei Lavrov, enfatizou a necessidade de evitar uma piora da situação na fronteira turco-síria.

"Queremos chamar a atenção diante do fato de que este problema não deve ser exagerado. Afirmamos que o armazenamento de armas sempre cria um risco adicional de que algum dia possam ser usadas", concluiu o chefe da diplomacia do Kremlin.

ale/jpm/es
Modificado el ( miércoles, 05 de diciembre de 2012 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário