domingo, 30 de dezembro de 2012

Milhares de indianos fazem homenagens a jovem que morreu após estupro coletivo

 



Diversas cidades do país registraram manifestações neste sábado, em especial a capital Nova Déli

Agência Efe


Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado (29/12) de forma pacífica nas ruas das principais cidades da Índia para prestar homenagem à jovem estuprada por seis homens em um ônibus em Nova Déli, que morreu nesta madrugada em Cingapura, onde estava internada.

As manifestações aconteceram em cidades como Hyderabad, Bangalore, Mumbai, Patna e Calcutá, onde os participantes clamam por justiça e reivindicam maiores medidas de segurança para as mulheres, segundo a imprensa local.

Em Nova Déli, o "manifestódromo" de Jantar Mantar foi o principal ponto de encontro dos indignados, depois que a polícia cortou os acessos ao cêntrico monumento da Porta da Índia, onde tinham acontecido até agora as maiores protestos. Boa parte das pessoas que chegava ao local levavam velas.

 
Em outra mostra de indignação na capital indiana, um grupo de jovens estudantes da universidade JNU realizou uma passeata pacífica do sul de Nova Déli até a parada de ônibus na qual a jovem foi pega pelos estupradores.

"Estamos tristes, mas também com raiva. Quando vai terminar esse tipo de atrocidade? Por acaso as mulheres não são humanas?", questionou Nidhi, uma universitária, à agência local Ians.

As principais autoridades da Índia disseram hoje em vários comunicados que a morte da jovem "não será em vão" e citaram a vítima como "uma verdadeira heroína que simboliza o melhor da Índia".

O corpo da universitária, cujo estupro ocorreu no último dia 16 e gerou uma onda de protestos na Índia, será levado hoje de Cingapura a Nova Déli a bordo de um avião fretado pelo governo indiano. Os autores do estupro foram detidos e a jovem, que tinha sido transferida na quarta-feira ao hospital de Cingapura onde acabou falecendo, segundo o último boletim médico, tinha "infecção nos pulmões e no abdômen, e uma grande ferida cerebral".

Um diplomata indiano que acompanhava a família da jovem em Cingapura revelou que os pais dela "desejam que a morte de sua filha sirva para brindar um melhor futuro para as mulheres tanto de Nova Déli como de toda a Índia".

O Escritório Nacional de Registro de Crimes revelou em 2011 que a cada 20 minutos uma mulher é estuprada na Índia, mas que em apenas um de cada quatro casos o estuprador é condenado, devido à "imensa corrupção" de policiais.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário