sábado, 29 de dezembro de 2012

Campos-RJ,pouco mudou....é alto o risco de dengue tipo 4!

Dengue: 25 casos em menos de dois dias

Phillipe Moacyr
O diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, reafirmou ontem que é alto o risco de Campos ter uma epidemia de dengue pelo sorotipo 4 no próximo ano. “Acredito que isso só não vai acontecer se não chover”, explicou o médico, destacando que os casos da doença voltaram a crescer nos últimos dias. Entre quarta e quinta-feira desta semana, 25 novos casos surgiram na cidade. “Até novembro, a incidência de casos estava em queda e registramos apenas 25 casos, mas em dezembro eles voltaram a aumentar e já contabilizamos 60 casos”.

Luiz José afirmou que o distrito de Morro do Coco está diante de um surto epidêmico, pois é o que apresenta um maior número de casos, mais de 20. “Cidades como Italva e Santo Antônio de Pádua também estão vivendo um surto epidêmico”, afirmou ele, destacando que o sorotipo 4 chegou a Campos em julho deste ano e hoje está presente em mais de 20 bairros. “Em 40 amostras enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi detectada a presença do sorotipo 4. A maioria da população não teve contato com ele e, por isso, está desprotegida”.

O médico afirmou ainda que a partir de janeiro o CRD, que funciona anexo ao Hospital dos Plantadores de Cana (HPC), vai passar por obras de ampliação. Segundo ele, no espaço onde hoje funciona a tenda, montada para auxiliar no atendimento aos pacientes, serão construídos um consultório e uma sala de hidratação.

— Esta semana, inclusive, me reuni com o secretário de Obras para tratar do assunto. O objetivo será prestar um atendimento ainda melhor às pessoas que buscam o órgão — disse ele, destacando que ano passado foram confirmados 4.387 casos da doença e este ano, até dezembro, mais de mil casos. Apesar da obra, Luiz José disse que os casos suspeitos da doença vão continuar sendo atendidos no CRD.

Farol - O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Salles, disse que até o Carnaval será realizado um trabalho preventivo na praia do Farol de São Thomé. “Além de dois carros e duas motos fumacê, teremos 60 homens trabalhando lá”, afirmou. Com relação a Morro do Coco, onde o número de casos está alto, ele disse que as ações de combate à dengue são diárias. “No mês passado fizemos um mutirão lá”, disse César.
Fernanda Moraes           
                                                  fonte: Folha da Manhã
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário