segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Campos/RJ: Hospitais precisam de doadores de sangue

Hospitais suspendem cirurgias devido a baixo estoque de sangue

Por causa do estoque baixo de sangue no Hemocentro do Hospital Ferreira Machado (HFM), hospitais de Campos como a Santa Casa de Misericórdia e o Álvaro Alvim suspenderam temporariamente as cirurgias eletivas. A assistente social do hemocentro, Maria Gonçalves, disse que só permanece inalterado o repasse de bolsas para pacientes que têm que passar por cirurgias de urgência ou emergência. “A situação do hemocentro é grave e pode se tornar crítica se não houver um aumento no número de doadores”, explicou ela. A unidade está recebendo, em média, 30 doadores por dia, quando o necessário seria um mínimo de 70 doações diárias para manter o estoque adequado.
Maria afirmou ainda que as maiores solicitações de sangue são para os pacientes em tratamento oncológico, cirurgias cardíacas e ortopédicas, esta última por causa dos acidentes de trânsito. A Santa Casa suspendeu hoje duas cirurgias, uma cardíaca e outra vascular. Já no Álvaro Alvim foi suspensa uma cirurgia cerebral.
— Esse é um período que nos causa maior preocupação, porque as festas de fim de ano estão se aproximando e depois vem o verão, onde muitos viajam e o número de doadores já é menor. Não estamos conseguindo manter um estoque bom para atender a demanda, já que o hemocentro atende todos os hospitais públicos e particulares de Campos, além de 14 municípios. O sangue que entra, sai — disse Maria, destacando que a unidade está necessitando de todos os tipos sanguíneos.
Ela afirmou que o hemocentro está pedindo a colaboração dos diretores de hospitais no sentido de fazer com médicos e enfermeiros das referidas unidades façam contato com os familiares dos pacientes e tente sensibilizá-los para que doem sangue.
Para doar é necessário ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, ter bom estado de saúde e apresentar a carteira de identidade original, com foto. Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Os homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano, e as mulheres de três em três meses, no máximo três vezes ao ano. Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao hemocentro acompanhados por seu representante legal.
Fernanda Moraes                       
                                                Fonte: Folha da Manhã
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário