quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Bolívia em breve no Mercosul

 

 

Bolívia aceita convite para ser membro pleno do Mercosul, diz Evo Morales

Presidente boliviano espera que o país seja aprovado no bloco "rapidamente"

Agência Efe

Evo Morales destacou o fato de os países do Mercosul não terem acordo de livre comércio com os Estados Unidos


Depois de ser oficialmente convidado nesta semana a entrar no Mercosul, o presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou o interesse de seu país em entrar no bloco “rapidamente”.

“Estamos de acordo com essa proposta de sermos sócios plenos do Mercosul. Queremos que as equipes trabalhem rapidamente para que a questão seja aprovada nas reuniões dos chefes de Estado e, depois, nos parlamentos dos países-membros”, afirmou Morales.

Durante o seu discurso, o presidente boliviano destacou as vantagens de fazer parte desse bloco em relação à CAN (Comunidade Andina de Nações). Segundo Morales, é muito melhor se unir com países que não assinaram um Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos. Entre os membros da CAN, Peru e Colômbia mantêm esse tipo de acordo com o governo norte-americano.

A Bolívia foi formalmente convidada a ser sócio pleno do Mercosul na última terça-feira (20/11). O convite partiu de Iván Ramalho, alto representante do bloco. De acordo com Morales, o Equador também recebeu a mesma proposta.

Nesta quinta-feira, no entanto, o chanceler paraguaio, José Félix Fernández Estigarribia, afirmou que a entrada da Bolívia no Mercosul não poderá ser validada sem o apoio de seu país. O Paraguai está suspenso do bloco desde o final de junho, quando o presidente Fernando Lugo foi destituído do cargo.

Além do Paraguai, Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela são membros do Mercosul
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário