terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cisjordânia: Apartheid com alta de preços gera protestos

ORIENTE MÉDIO
10/09/2012 - 19h43 | Redação (*) | São Paulo

Alta dos preços e salários estagnados geram protestos na Cisjordânia

Onda de manifestações começou na semana passada, depois do anúncio de reajuste no custo da gasolina







O aumento do custo de vida e a retenção dos salários culminaram em uma série de protestos na Cisjordânia nesta segunda-feira (10/09). O anúncio de alta no preço da gasolina, feito na semana passada pela Autoridade Palestina, foi o estopim para o início dos movimentos.

Uma greve das companhias de transporte público já era prevista para hoje. As transportadoras de cargas também aderiram ao protesto, que impossibilitou a ida de estudantes para as escolas.

De acordo com agências de notícias, pneus foram queimados para bloquear as principais entradas das cidades e manifestantes atiraram pedras contra edifícios públicos.

Leia mais
Desde a informação de alta no custo do combustível, adotada pela Autoridade Palestina poucos dias depois da mesma medida ser implementada por Israel, os protestos têm se espalhado pelo território palestino.


O Estado de Israel é a principal origem dos produtos vendidos na Cisjordânia. Embora os preços sejam semelhantes nas duas localidades, os salários pagos aos palestinos costumam ser um quinto do que é recebido em Israel. A discrepância é um dos muitos pontos de tensão na região.

Para agravar ainda mais a situação, o primeiro-ministro palestino, Salam Fayad, anunciou que a Autoridade Palestina não poderá pagar os salários de agosto dos funcionários públicos. Especula-se que cada profissional receberá apenas metade de seu ordenado.

Durante os protestos na Cisjordânia, os manifestantes exigiam a demissão de Fayad, a quem atribuem boa parte da responsabilidade pela situação econômica.

O principal motivo alegado pela Autoridade Palestina em relação às dificuldades financeiras é a ocupação israelense. Segundo o ministério da Fazenda, as perdas anuais sofridas decorrentes dessa razão são de cerca de 7 bilhões de dólares.

(*) com BBC Brasil
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário