terça-feira, 14 de agosto de 2012

Radioatividade causa mutações em borboletas japoneses


       
PDFImprimirE-Mail
Escrito por Erica Soares
martes, 14 de agosto de 2012
Imagen activa14 de agosto de 2012, 12:51Tóquio, 14 ago (Prensa Latina) Cientistas japoneses detectaram mutações genéticas em borboletas perto da planta nuclear de Fukushima, a mais danificada depois do terremoto e posterior tsunami de março de 2011.

Segundo Joji Otaki, da Universidade Ryukyu, em Okinawa, as anomalias foram encontradas em uma espécie desses insetos conhecidos como azuis, da família Lycaenidas.

Depois de seis meses de investigações, iniciadas pouco depois da catástrofe, a proporção de borboletas afetadas chegou a 52 por cento, com deformações nas asas e nos olhos.

A contaminação radioativa desde o desastre na instalação nuclear afetou terrenos de cultivo, áreas marítimas e obrigou evacuar da região mais de 80 mil pessoas que ainda permanecem fora de seus lares.

Os níveis dos danos em Fukushima originaram uma crise no Japão sem precedentes e fortaleceram o movimento antinuclear em todo o país, com protestos massivos.

Relatórios recentes de várias comissões de especialistas apontaram que nem o Governo do então premiê Naoto Kan nem a Tóquio Electric Company (Tepco) enfrentaram adequadamente a situação.

Em junho deste ano, foram fechadas as 54 centrais nucleares que proporcionavam cerca de 30 por cento da energia elétrica do país.

Pouco depois e apesar das opiniões contrárias, o agora premiê, Yoshihiko Noda, ordenou a reabertura de dois reatores na região central de Kanzai.

De acordo com as últimas pesquisas, Noda recebe a desaprovação de mais de 50 por cento dos entrevistados por sua atuação a respeito, fundamentalmente.

rmh/pgh/es
Modificado el ( martes, 14 de agosto de 2012 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário