sábado, 11 de agosto de 2012

Bomba atômica sobre Nagasaki, aniversário da dor.

Chamado à paz em aniversário da bomba atômica sobre Nagasaki PDFImprimirE-Mail
Escrito por Erica Soares
jueves, 09 de agosto de 2012
Imagen activa09 de agosto de 2012, 15:23Tóquio, 9 ago (Prensa Latina) Tomihisa Taue, prefeito de Nagasaki, chamou à proibição dos arsenais nucleares, durante o ato pelo cumprimento de 67 anos do bombardeio atômico dos Estados Unidos sobre essa cidade japonesa no dia 9 de agosto de 1945.

Perante os convidados de 40 países, o prefeito foi porta-voz da rejeição dos japoneses à política energética e chamou a renovar afastando-se do desenvolvimento nuclear.

Nesse sentido, o premiê Yoshihiko Noda comprometeu-se a elaborar a médio e longo prazos uma base de geração elétrica mais segura e baseada na redução da dependência da energia atômica.

A bomba sobre Nagasaki, lançada sobre a cidade três dias após a que caiu sobre Hiroshima, causou 70 mil mortos e deixou sequelas inclusive nos atuais 39.324 sobreviventes da hecatombe.

O Japão, desde antes dos bombardeios ordenados pelo então presidente estadunidense, Harry Truman, tinha sofrido por seis meses ataques aéreos sistemáticos com armas convencionais sobre 67 cidades.

rmh/pgh/es
Modificado el ( jueves, 09 de agosto de 2012 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário