quarta-feira, 25 de julho de 2012

Desemprego em alta


O Olhar Comunista desta quarta destaca pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) sobre a alta do desemprego.

Segundo os institutos, a taxa de desemprego no país subiu de 10,6% para 10,7%, com cerca de 2,405 milhões de pessoas, 23 mil a mais que em maio. A pesquisa mostra que o aumento da taxa de desemprego foi provocado pelo crescimento da população economicamente ativa (PEA – que computa aqueles em condições de trabalhar), que aumentou em 109 mil, enquanto o contingente de ocupados subiu em 86 mil.
Os números mostram que, ainda que o PIB brasileiro tenha crescido algo em torno dos 3,2 % nos últimos 10 anos – e o próprio governo anuncia a previsão de queda,  em 2012 – a geração de empregos tem sido insuficiente para resolver o problema do enorme contingente de desempregados existente no Brasil. E os números não mostram a baixa remuneração e a grande precariedade das relações de trabalho que predomina na maior parte dos empregos criados nos últimos anos.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário