segunda-feira, 9 de abril de 2012

Síria: Sim ao plano Kofi Annan mas não ao oportunismo dos terroristas

Síria adverte sobre não cumprimento do plano de Kofi Annan PDFImprimirE-Mail
Escrito por Erica Soares
lunes, 09 de abril de 2012
Imagen activa09 de abril de 2012, 09:43Damasco, 9 abr (Prensa Latina) A Síria advertiu que aceita cumprir o plano do enviado especial da ONU, Kofi Annan, se for respeitada sua soberania e garantido o desarmamento dos grupos que praticam a violência armada e terrorista no país.
No entanto, Annan não ofereceu garantias por escrito de que os grupos armados tenham acordado deter a violência, nem tampouco que Catar, Arábia Saudita e Turquia se comprometem a deter seu financiamento e o fornecimento de armas, destaca uma declaração da Chancelaria, divulgada hoje por meios nacionais.

A advertência coincide com a viagem a Moscou do ministro do Exterior Walid Al-Moallen para tratar os vínculos bilaterais e em especial sobre a aplicação da proposta de Annan, segundo afirmou-se.

O porta-voz da Chancelaria, Jihad Makdessi, informou que Damasco decidiu aceitar a proposta de Annan depois que este afirmou ao presidente Bashar Al-Assad que sua missão estaria baseada no respeito à soberania e se comprometeu a trabalhar para deter todo tipo de violência, inclusive o desarmamento dos grupos.

Isso garantiria, foi o compromisso, o controle do Estado sobre todo seu território e então se poderia começar um diálogo nacional integral com a oposição síria, disse o porta-voz.

No entanto, desde que fez-se o anúncio da aceitação do plano de Annan esses grupos intensificaram suas ações armadas e terroristas, assim como as tentativas de infiltrações de grupos armados vindos da Turquia e do Líbano, denunciou Makdessi.

Assinalou que o discurso do enviado ao Conselho de Segurança da ONU foi interpretado como se a Síria tivesse se comprometido a retirar as forças das cidades até 10 de abril, "mas essa interpretação está errada", enfatizou Makdessi e enfatizou que Damasco ainda não recebeu nenhuma garantia por escrito que lhe assegure que se porá fim à violência armada e terrorista.

O governo sírio está disposto -afirmou o porta-voz- a continuar a cooperação com Annan para a implementação de seu plano e lhe informará dos passos, conforme a essas garantias.

Não obstante, esclareceu, a Síria não repetirá o que ocorreu durante a missão dos observadores árabes, quando se comprometeu a retirar as tropas, o que foi aproveitado pelos grupos armados para reorganizarem-se e se armarem, e assim ocuparam comunidades inteiras.

oda/mh/es
Modificado el ( lunes, 09 de abril de 2012 )
< Anterior Siguiente >



www.antiterroristas.cu
MINUTO A MINUTO
12:48Duelo Racing-San Lorenzo fecha data em futebol argentino
12:29Amigas, virtual giro do ballet cubano Lizt Alfonso ao gênero musical
12:20Aumenta IPC da China 3,6 por cento em março
12:15Cuba e Vietnã por estreitar cooperação integral
12:11Romney ativa milhões para encerrar corrida republicana nos EUA
Segue-nos em
PLTV

DOSSIERdossier

FOTO DO DIA
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário