sábado, 21 de abril de 2012

Barein: Tirania, corrida de carros(GP) & repressão!

Em meio a protestos, GP de Fórmula 1 do Barein prossegue

  •  

     
MANAMA, 20 Abr (Reuters)
- O Barein amanhecerá sob forte policiamento no sábado, depois dos violentos protestos entre policiais e manifestantes que marcaram o primeiro dia de treinos para o GP de Fórmula 1 no pequeno reino árabe.
Os protestos no Barein, iniciado há mais de um ano como parte da chamada Primavera Árabe, já levaram ao cancelamento da prova no ano passado.
Os manifestantes, oriundos principalmente da maioria xiita, acusam a monarquia sunita de discriminação na oferta de oportunidades, empregos e moradias. As manifestações recrudesceram nos últimos dias, porque a oposição sabe da atenção internacional que a F1 desperta.
Ativistas de direitos humanos pediram o cancelamento da prova devido à repressão policial nas ruas, mas os organizadores rejeitaram isso, e os carros voltam à pista no sábado. Para o governo, realizar a corrida é uma forma de tentar demonstrar a normalidade no reino.
"Eles precisavam consertar o país antes, aí podem começar a olhar para a Fórmula 1 e outros eventos", disse o manifestante Umm Hussein, parte de uma multidão de cerca de 10 mil pessoas que se reuniu nesta sexta-feira perto de Manama, a capital.
A polícia usou gás lacrimogêneo contra jovens mascarados que atiravam bombas incendiárias e tentavam chegar à praça da Pérola, epicentro dos maiores protestos do ano passado.
O governo do país se queixou do destaque dado aos manifestantes.
"Estamos comprometidos com o nosso programa de reformas, mas a cobertura desequilibrada desta semana de pouco contribui para o progresso que estamos fazendo", disse em nota a Autoridade de Assuntos da Informação.
Dezenas de jornalistas esportivos estão no Barein para acompanhar a corrida, mas repórteres não-esportivos da Reuters e de alguns outros veículos não obtiveram visto para entrar no país insular do golfo Pérsico.
Nesta sexta-feira, hackers simpáticos aos manifestantes derrubaram por alguns instantes o site oficial da F1, e desfiguraram outra página, a F1-racers.net.
Manama está sob forte segurança, com dezenas de veículos blindados estacionados pela cidade e ao longo da estrada que dá acesso ao Circuito Internacional do Barein, em Sakhir. Ativistas disseram que arames farpados foram instalados perto de algumas partes da rodovia.
No circuito propriamente dito, que está protegido por várias camadas de segurança, não houve incidentes durante os treinos desta sexta-feira.
O dirigente comercial da categoria, Bernie Ecclestone, qualificou de "absurdas" as preocupações com a segurança, embora funcionários de pelo menos duas das 12 equipes -Force India e Sauber- tenham se mostrado assustados depois de testemunharem incidentes violentos.

---------------------------------------------------
Pensar Netuno
   São esses tiranos do Golfo Pérsico, dos Emirados, que tercerizam e contratam "Cavalos de Tróia" para a OTAN agir na Líbia, Síria, etc . O povo não conta e é reprimido.
  
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário