segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Chefes de clãs e tribos da Síria apoiam a defesa do país

         PDFImprimirE-Mail
Escrito por Camila Carduz
lunes, 30 de enero de 2012
Imagen activa30 de enero de 2012, 08:42Damasco, 30 jan (Prensa Latina) Os chefes de clãs e tribos da Síria reunidos em assembleia hoje em Raqqa, no norte do país, ratificaram que, junto ao povo, enfrentarão o que qualificaram de conspiração estrangeira e expressaram apoio ao governo.

Em declarações à televisão, o xeique Saleh Al-Nuemi, principal organizador desse fórum, afirmou que estas comunidades, que no geral habitam zonas rurais particularmente no norte do país, estão conscientes da necessidade de defender a unidade nacional.

Esta assembleia de sábios e figuras respeitáveis em Raqqa, capital da província homônima, não é a primeira de seu tipo, pois já foi realizada uma similar em Daraa em março de 2011.

Al-Nuemi indicou que os clãs nesse momento jogaram um papel reconciliador em acalmar a situação nessa cidade como sempre fizeram no passado.

O diretor de Assuntos e Cultos Islâmicos de Raqqa, xeique Abdullah Saleh, advertiu que com a campanha antisíria está sendo atacada toda a nação árabe e islâmica. Qualificou de sem precedente a fustigação midiática baseada em mentiras e falsidades, ofensiva - denunciou - na qual alguns canais que dizem ser religiosos inclusive utilizam e manipulam "fatwas" (decretos islâmicos) nos quais chamam ao derramamento de sangue sírio.

Citada pela agência de notícias SANA, a escritora Najah Ibrahim assegurou que este país nunca conheceu divisão, racismo ou sectarismo ao longo de sua história, e chamou os intelectuais a enfrentar a crise imposta ao país desde o exterior.

Meios sírios difundem hoje que a Conferência de Partidos Árabes que se desenvolveu no fim de semana passado em Amman, Jordânia, condenou à Liga Árabe por se "colocar ao lado dos inimigos da Nação para atacar a Síria e ignorar a realidade apresentada pelo relatório da missão observadora".

"Vemos as resoluções da Liga Árabe como um alento aos grupos armados terroristas que perpetram crimes na Síria contra a população civil e destroem a infraestrutura", sublinhou em uma declaração a Secretaria Geral da Conferência.

Com essa negativa postura, a Liga Árabe é cúmplice do derramamento de sangue e destruição, e serve aos centros de interesses que querem internacionalizar a crise, denunciou o fórum.

rmh/mh/cc
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário