domingo, 10 de abril de 2011

Cerco a Berlim nazista

Calendário Histórico
1945: Fecha-se o cerco a Berlim

Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: O Reichstag, destruído em Berlim, após o fim da guerraNo dia 25 de abril de 1945, o exército russo cercou a capital alemã. Quase 55 milhões de pessoas já haviam perdido a vida na Segunda Guerra Mundial, mas os fanáticos nazistas não queriam ver a realidade e resistiram contra os Aliados.

A Segunda Guerra Mundial partiu de Berlim, no verão europeu de 1939. Cinco anos e meio mais tarde, o conflito atingiu a cidade com todo o furor. Na batalha decisiva pela capital alemã, o Exército Vermelho dispunha de 2,5 milhões de soldados, 41.600 canhões, 6.300 tanques e 7.500 aviões para enfrentar menos de 100 mil soldados nazistas recrutados na última hora. Nestas circunstâncias, a defesa da capital do Terceiro Reich não tinha qualquer perspectiva. Apesar disso, foi dada a ordem estrita de defender Berlim "até o último homem e o último cartucho".

Os fanáticos nazistas ocultavam a verdade. O governo em Berlim ignorava a realidade política e agia de modo irracional e absurdo. A guerra provocada pela Alemanha já custara a vida de quase 55 milhões de pessoas e a Europa estava arrasada. Ainda assim, o ministro alemão da Propaganda, Joseph Goebbels, ousou transformar as vítimas em culpados, pouco antes da última defensiva. "A guerra se aproxima do seu fim. A loucura que as potências inimigas trouxeram para a humanidade ultrapassou o seu cume, provocando em todo o mundo um sentimento de vergonha e nojo."

No dia 21 de abril de 1945, os primeiros batalhões soviéticos chegaram à periferia nordeste de Berlim. Pouco depois, a artilharia abriu fogo contra os prédios do governo. Outras tropas avançavam do sudeste. Em 23 de abril, os bondes pararam de circular. No dia seguinte, a capital recebeu um novo comandante militar, Helmuth Weidling. "Berlim não dispunha sequer de uma unidade regular, à exceção do regimento Grande Alemanha e de uma brigada da SS, que protegia a chancelaria imperial", contou um general em seu livro de memórias.

Problemas no abastecimento - Segundo ele, a capital alemã dispunha de munição e mantimentos para 30 dias. Mas como os depósitos estavam situados na periferia, o abastecimento tornou-se cada vez mais difícil à medida em que as tropas russas fechavam o cerco. "Nos dois últimos dias de combates, não tínhamos mais alimentos nem munição", escreveu o general. No dia 25 de abril de 1945, fechou-se o cerco. A "guerra total" - anunciada dois anos antes por Goebbels no Palácio dos Esportes - chegara a Berlim.

Enquanto as tropas soviéticas avançavam rapidamente, os nazistas faziam uma operação pente fino e enforcavam supostos desertores nos postes de luz da cidade. Jovens de dez anos de idade eram obrigados a enfrentar tanques do Exército Vermelho, escondidos atrás de caminhões de mudança transformados em carros de combate. No dia 25 de abril, soldados soviéticos e norte-americanos encontraram-se em Torgau, às margens do rio Elba, para demonstrar ao mundo que o império de Hitler estava derrotado - e que os Aliados haviam vencido.

Grande devastação - Os russos tomavam Berlim, rua após rua, casa após casa. Somente no lado alemão, essa absurda batalha final causou mais mortes do que todos os bombardeios à cidade. De acordo com o primeiro comandante soviético na cidade, o general Bersarin, "os Aliados despejaram 65 mil toneladas de bombas e nós usamos 40 mil toneladas de granadas em Berlim". Pode haver exagero nos números, mas eles dão uma idéia da devastação.

Cinco dias após ter sido fechado o cerco a Berlim, Hitler se suicidou na chancelaria imperial, no dia 30 de abril de 1945. Mesmo assim, a guerra não havia terminado. O almirante Karl Dönitz (1891-1980) assumira o comando e anunciou através do rádio: "Nosso líder Adolf Hitler morreu na guerra. O povo alemão o reverencia em sinal de profundo respeito e luto".

Menos de 48 horas após o suicídio de Hitler, o comandante Weidling ordenou o fim dos combates na capital. O Exército Vermelho hasteou a bandeira soviética sobre o Reichstag - sede do parlamento alemão. Era o fim da guerra em Berlim e, seis dias depois, em toda a Alemanha. O regime nazista capitulou incondicionalmente diante dos Aliados.



Gerda Gericke/gh
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário