domingo, 20 de março de 2011

sábado, 19 de março de 2011Servidores Municipais de Campos criam pauta e aprovam ato público para o dia 30/03 no calçadão
Foto: Rose David


Servidores municipais vão à luta




Uma pauta de reivindicações com 24 ítens vai ser protocolada na próxima segunda-feira (21/3) no gabinete da prefeita Rosinha Garotinho, em todas as secretarias da PMCG e na Câmara de Vereadores. A pauta é um conjunto de reivindicações de trabalhadores das diversas áreas da prefeitura e foi discutida e aprovada na noite desta sexta-feira (18/3) em reunião encabeçada pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Municipais (MUS). O encontro, que aconteceu no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), durou mais de duas horas e aprovou também, por unanimidade, um ato público dos servidores municipais no próximo dia 30/3, às 16h, no Calçadão (centro da cidade).

Os funcionários públicos de Campos querem o fim das terceirizações e do assédio moral (alguns deles denunciaram que sofrem ameaças e perseguições em seus locais de trabalho), transformação dos celetistas em estatutários, implantação do Plano de Cargos e Salários, pagamento do auxílio-medicamento no valor de R$ 200,00 aos aposentados e pensionistas (a lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores há dois meses mas até hoje não foi assinada pela prefeita), aplicação correta da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), valorização dos servidores, entre outras coisas.



Tsunami de terceirizações

A prática de terceirização dos serviços da prefeitura foi duramente criticada pelos servidores. Depoimentos emocionados revelaram como as terceirizações estão afetando os funcionários:

- "Na secretaria de Obras você encontra, todos os dias, cerca de 90 funcionários - alguns com mais de 50 ou 60 anos de idade - parados, sem ter o que fazer, porque não lhes dão trabalho. Tudo é feito pelas firmas terceirizadas. Não temos mais máquinas ou outros equipamentos que antes usávamos para fazer os trabalhos básicos para a população. Não nos querem deixar trabalhar. Hoje estamos sendo tratados como cachorros. Eles preferem terceirizar os serviços porque o plano deles é acabar com o funcionalismo público do município" (depoimento de um funcionário da Secretaria de Obras).

- "Estão desqualificando os servidores municipais". (funcionário da Secretaria de Obras)

- "O funcionário investe, com sacrifício, em uma faculdade, pra tentar melhorar o salário e alcançar uma posição melhor dentro de seu local de trabalho, mas não tem reconhecimento. Aí chegam os empregados terceirizados, ganhando muito mais do que a gente e com menos conhecimento. Onde está a valorização dos funcionários públicos?" (funcionário da área da saúde).


Assédio Moral

- "Fui vítima de assédio moral na Guarda Municipal. Por conta disso tive problemas neurológicos que me levaram à surdez no ouvido esquerdo" .(depoimento de uma funcionária da Guarda Civil Municipal).

- "Recebemos denúncias de que funcionários de várias secretarias foram ameaçados caso participassem desta reunião de hoje". (integrante do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Municipais)

Por Rose David postado no blog Estou procurando o que fazer...
Postado por DIGNIDADE às 3/19/2011 09:17:00
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário