Lute pela história
Por Sergej J. Nechayev
particular
Sergei J. Nechayev, embaixador da Federação da Rússia na República Federal da Alemanha
O Sr. Sergej J. Netschajew é Embaixador da Federação Russa na República Federal da Alemanha
É nosso dever sagrado cuidar da verdade ao longo desses anos e lembrar os ensinamentos dolorosos da guerra, para que a tragédia nunca se repita. A luta desinteressada do povo multinacional soviético contra os invasores durou quatro longos anos. À custa de baixas terrivelmente altas e esforços colossais, a União Soviética expulsou os agressores de suas próprias terras e libertou a Europa da praga marrom. Todos os países da coalizão anti-hitlerita e as forças da resistência antifascista deram uma grande contribuição à destruição do nazismo.
A Rússia atribui enorme importância às comemorações para marcar o 75º aniversário da vitória. A Alemanha ocupa um lugar especial nesse contexto. A pandemia de coroa levou-nos a alterar significativamente os planos relevantes. Mas, mesmo na situação atual, as missões diplomáticas russas na Alemanha estão fazendo todo o possível para comemorar o aniversário com dignidade. As cerimônias de colocação de coroas cerimoniais ocorrerão no memorial e no cemitério militar soviético, com exclusão do público em geral, inclusive nas Seelower Heights, no Tiergarten, em Pankow e no Treptower Park, em Berlim, em muitos outros lugares. Além disso, são realizadas horas comemorativas em antigos campos de concentração, onde um grande número de nossos compatriotas foi assassinado e torturado até a morte, como Sachsenhausen, Ravensbrück, Buchenwald.
O "Regimento Imortal" está sendo realocado para o espaço virtual, uma campanha apoiada pela sociedade, na qual os descendentes honram a memória de seus antepassados que aproximaram a vitória deles na frente ou através do trabalho árduo no interior. Na realização dos eventos comemorativos, trabalhamos com nossos compatriotas, parceiros dos países da CEI, representantes das autoridades federais e estaduais alemãs e organizações públicas. Agradeço a todos que nos apoiam. Mas meus agradecimentos especiais aos veteranos da luta contra o fascismo de Hitler. Seu heroísmo não pode ser superestimado.
Setenta e cinco anos após o final da Segunda Guerra Mundial, temos que olhar para trás e nos perguntar o que podemos fazer um balanço neste dia memorável. O mundo já deu ouvidos às terríveis doutrinas da guerra?
Temos que lamentar que ultimamente essas forças políticas tenham levantado suas cabeças, submetendo as causas, o progresso e os resultados da guerra a uma revisão radical, questionando a contribuição crucial do Exército Vermelho e do povo soviético para a vitória sobre o nazismo e quer responsabilizar a União Soviética por desencadear o conflito. O objetivo dessas forças é reescrever a história, elas não param em mentiras e falsificações, nem na demolição de memoriais e memoriais para soldados soviéticos. A Rússia se opõe resolutamente a qualquer tentativa de revisar os resultados da guerra e dos julgamentos dos julgamentos de Nuremberg em prol da economia política, de deixar o papel do povo soviético no esquecimento, carrascos e vítimas, Igualar agressores e libertadores. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enfatizou neste contexto: "Esquecer o passado e o isolamento diante das ameaças podem ter consequências terríveis para todos nós".
Felizmente, a maioria dos alemães está objetivamente consciente dos eventos e resultados da Segunda Guerra Mundial e considera essa memória. Mais de 4.000 túmulos de guerra soviéticos na Alemanha estão sendo mantidos adequadamente, os problemas serão resolvidos assim que surgirem. Isso não deve ser subestimado, graças às autoridades federais, estaduais e locais, nossos parceiros da Volksbund Deutsche Kriegsgräberfürsorge e. V., numerosas organizações sociais, sociedades de amizade e, é claro, cidadãos comuns. Muito obrigado por isso.
Uma das lições mais importantes para a humanidade após o final da Segunda Guerra Mundial é a criação de um sistema justo de relações internacionais, cooperação multilateral no interesse da igualdade e interesses comuns. A história ensina que qualquer tentativa de resolver suas próprias preocupações às custas dos interesses e da segurança de outros países, impor sua própria opinião como a única correta e pressionar os que pensam de maneira diferente, não faz nada. Nunca correu bem se você enfrentou os outros e proclamou o monopólio da verdade e da justiça. Vamos manter isso em mente.
Jornalismo crítico e inadequado da esquerda, especialmente em tempos de crise!
O jornal diário Junge Welt é financiado principalmente por meio de assinaturas. Se você gosta de ler artigos sobre jungewelt.de com mais frequência, ficaríamos felizes em ajudá - lo a garantir a aparência do mundo jovem e sua independência com uma assinatura on-line .
Debate