sábado, 18 de abril de 2020

21º e 22º dias: programa de formação para a quarentena


Share

Redação Piauí
Jornal A Verdade
BRASIL – Devido à atual situação em que o mundo se encontra, em meio à pandemia da Covid-19, em que a disseminação de fake news, a falta de informação tem afetado diretamente a todos, com impacto acentuado em pessoas que sofrem com crises de ansiedade e/ou de pânico. O isolamento social, que é necessário agora, acaba por piorar ainda mais esse quadro de desinformação e medo.
Pensando nisso e na necessidade de compreensão de quais fatores levaram a esse contexto social , o jornal A Verdade está fazendo uma programação com indicações de textos e filmes para ajudar na formação política de seus leitores no período da quarentena.
Divulgaremos essa programação a cada dois dias aqui em nosso site. Confira a indicação para as próximas 48 horas.

21º DIA:
FILME
ZUZU ANGEL
Brasil, anos 60. Época em que o Brasil passa pela ditadura militar, um dos momentos mais difícil para o país. Em meio a tudo isso, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista, que foi casada com o norte-americano, Norman Jones, e mãe de três filhos, que fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. Stuart Angel (Daniel Oliveira), um dos seus três filhos, estudante de Economia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, um jovem revolucionário.
Na virada das décadas 60/70, Stuart entrou no MR-8 e desde então passou a lutar contra as atrocidades cometidas pelos os militares e pelo regime militar. Em 1971 Stuart foi preso, torturado e morto por membros do Centro de informações da Aeronáutica (CISA). A partir de então, Zuzu lutaria contra o regime militar pela recuperação do corpo do seu filho, chegando até a envolver os Estados Unidos, país de seu ex-marido e de seu filho.
1h 44min / Drama
Direção:Sergio Rezende









LINK NO YOUTUBE:
TRAILER:

TEXTO






Homenagem a Josef Stalin
Para o 20° dia de estudos do programa de formação para a quarentena,  reunimos e apresentaremos três textos sobre a vida e obra de Josef Stalin, importante dirigente e exemplo para diversas gerações de militantes.
Biografia de Josef Stalin, o fiel discípulo de Lênin, artigo publicado na edição de n° 51 do Jornal A Verdade, de autoria de Luiz Alves, o texto retrata de forma simples e objetiva como se deu à vida desse revolucionário, de origem humilde Stalin nasceu em 1879 na Geórgia, onde vivia com seus pais, dois camponeses pobres. A Rússia daquela época ainda sofria diversos problemas com o avanço do capitalismo. Apenas no seminário que aconteceu na província de Tifilis. Stalin tomou conhecimento sobre a literatura marxista. Começava então a vida revolucionaria de Josef Stalin, que juntamente com Lênin, seu tutor, conduziu o partido comunista, fez parte da criação do jornal PRAVDA, foi detido inúmeras vezes, mas nunca desistiu da luta dos operários.
O papel de Stalin na Segunda Guerra Mundial, um trecho extraído do livro Um Outro Olhar Sobre Stálin, de Ludo Martens. Onde traz a marcante e também decisiva participação de Stalin à frente das tropas soviéticas no período da 2° Guerra Mundial (1939-1945) contra os nazistas. Em um dos trechos do texto é ressaltado o mérito de Stalin por ter compreendido a natureza da guerra que estava acontecendo em território soviético, além de estar coerentemente preparado. Os alemães chegaram à URSS com o objetivo de aniquilar toda a população, mas acima de tudo comunistas e bolcheviques, como deixa claro no trecho a seguir do pronunciamento de Hitler a seus generais: ’’O comunismo representa um perigo horrível para o futuro. (…) Trata-se de uma luta de aniquilamento. Se nós não tomarmos a questão sob este ângulo, nós abateremos com certeza o inimigo, mas, em 30 anos, o inimigo comunista se oporá de novo.’’J. Stalin dominou e organizou estratégias com sua inteligência e intuição tornando possível a derrota dos nazistas em território soviético.
Stálin, palestra de Pablo Miranda, 1° Secretario do PCMLE (Partido Comunista Marxista Leninista do Equador) na República Dominicana em homenagem ao cinquentenário da morte de Josef Stalin, onde Pablo relembra os feitos e conquistas do dirigente bolchevique e destaca as mentiras e calúnias feitas a Stalin.
ARQUIVOS:

Postagens Relacionadas:

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário