- 46.
"A capital da Hungria foi de grande importância estratégica para as forças nazistas. Portanto, vários pontos de defesa foram construídos nos arredores da cidade, e a própria cidade se tornou uma fortaleza inexpugnável", disseram eles do Ministério da Defesa da Rússia. .
O Ministério da Defesa russo publicou em seu site vários arquivos desclassificados por ocasião do 75º aniversário da libertação pelo exército vermelho da capital húngara dos ocupantes nazistas.
Em 13 de fevereiro de 1945, as tropas soviéticas libertaram Budapeste, completando a ofensiva estratégica contra os nazistas nas regiões centrais da Hungria, que duravam 108 dias e noites , desde 29 de outubro de 1944.
Entre vários documentos exclusivos e desclassificados dos fundos do Arquivo Central do Ministério Russo, apresentados em uma nova seção histórica do site, há um plano de agrupamento de tropas nazistas para 1º de dezembro de 1944.
" A capital da Hungria era de grande importância estratégica para as forças nazistas . Assim, nos arredores da cidade foram construídos vários pontos de defesa, e a própria cidade se tornou uma fortaleza inexpugnável ", explicaram eles do Ministério da Defesa. Russo
Atrocidades nazistas
Embora a Hungria tenha sido aliada do Terceiro Reich na Segunda Guerra Mundial, tropas nazistas destruíram igrejas húngaras , impostas a trabalhos forçados jovens e mais velhos , tornaram a vida impossível para a população local, incluindo ucranianos e judeus exterminados. .
Os documentos desclassificados evidenciam as atrocidades cometidas pelos nazistas contra prisioneiros de guerra e civis na Hungria.
"São apresentados os protocolos para interrogatório de prisioneiros de guerra, que em seus depoimentos ilustram claramente que os nazistas tratavam o povo húngaro como a população de um estado vassalo ", confirmaram do Ministério.
Além disso, esses arquivos descrevem as represálias dos nazistas contra os judeus da cidade húngara de Szeged, onde 16.000 pessoas foram reassentadas em um gueto . Então, toda essa população judaica sob o pretexto de uma evacuação foi enviada "na direção da Alemanha" em vagões sem comida e água e "ninguém sabe seu destino subsequente", diz um dos documentos desclassificados.
Os documentos também evidenciam as atrocidades das tropas nazistas da Alemanha na vizinha Ucrânia , no início da Segunda Guerra Mundial. Em 1º de maio de 1942, os nazistas, como um presente para o führer, "limparam completamente" o gueto da cidade ucraniana de Stálino com artilharia antiaérea, o documento cita o interrogatório de um prisioneiro de guerra que lutou junto com o Nazistas na Frente Oriental.
"Os trabalhadores nazistas foram espancados por chicotes por uma pequena falha. Quando um trabalhador ficou inconsciente, imediatamente o cobriu com sujeira . Se um trabalhador quisesse objetar, eles atiraram nele imediatamente", citou o prisioneiro de guerra. O número de pessoas mortas pelos nazistas nesta cidade ucraniana era de 60.000 a 80.000, incluindo mães com bebês, mulheres e homens de todas as idades .
Na mesma cidade, os nazistas exterminaram a população em dois ônibus hermeticamente fechados, onde os gases de combustão não saíam para fora, mas paravam dentro dos veículos. Os corpos das pessoas assassinadas foram jogados em uma mina.
O Ministério da Defesa da Rússia indicou que publica esses arquivos com o objetivo de proteger a verdade histórica , combatendo as falsificações da história e tentando rever os resultados da Segunda Guerra Mundial.
Até mesmo uma parte dos conservadores,dentro e fora da Rússia,já perceberam que o revisionismo histórico já falsificou demais.
ResponderExcluir