sábado, 17 de agosto de 2019

Bombeiros tentam conter incêndio em reserva ambiental de Rondônia

Bombeiros tentam conter incêndio em reserva ambiental de Rondônia

Um incêndio de grandes proporções atinge há cerca de 15 dias a Reserva Ambiental Margarida Alves, localizada em Nova União, a 370 quilômetros de Porto Velho. Duas pessoas morreram tentando fugir da queimada
(Foto: Rede Amazônica/Reprodução)
Repórter Nacional - Rádio EBC - Um incêndio de grandes proporções atinge há cerca de 15 dias a Reserva Ambiental Margarida Alves, localizada em Nova União, a 370 quilômetros de Porto Velho, em Rondônia. O fogo ultrapassou os limites da unidade e atinge pastagens vizinhas, colocando em risco a sobrevivência dos animais e comprometendo a saúde dos agricultores.
Os bombeiros trabalham para combater os focos de incêndio na reserva. Cerca de mil hectares já foram devastados. O major bombeiro Iranildo Andrade aponta a seca e práticas agrícolas da comunidade assentada como responsáveis pelo agravamento da situação.
O assentamento Margarida Alves é ligado ao MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e ocupa a área agricultável da reserva de mesmo nome. Claudinei dos Santos, da coordenação do MST em Rondônia, acusa invasores e madeireiros de serem os responsáveis pelo incêndio.
Decisão judicial de maio deste ano determinou a reintegração de posse de parte da área ocupada pelo Assentamento Margarida Alves em favor do Incra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Os assentados são contrários à medida. Eles estão na área há cerca de 10 anos e afirmam que sofrem ameaças de grupos interessados na extração ilegal de madeira na região.


Postagens Relacionadas:

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário